Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Carta incentiva à candidatura de Ribau
2013/03/18

O social-democrata Rocha Almeida escreveu uma carta aos militantes do PSD de Aveiro a descrever o plenário de militantes que dividiu o partido na escolha do candidato à Câmara de Aveiro, entre Élio Maia e Ribau Esteves.

(carta na íntegra)
«Caro Companheiro,

Por tudo e por ser um inequívoco defensor de que o Eng.º Ribau Esteves deve ser o candidato do PSD à Câmara de Aveiro nas próximas eleições autárquicas, achei por bem remeter-lhe informação sobre o plenário de Secção que decorreu no passado dia 15, sexta-feira, tendo como ponto da ordem de trabalhos este assunto. Tratou-se, nos termos estatutários de colher o parecer dos militantes sobre este assunto e assim aconteceu.
Uma vez colhidos estes pareceres e tendo em conta, logicamente, e nem de outra forma faria sentido ouvir os militantes, fica a CPC em condições de comunicar à Distrital qual a decisão que tomou face à vontade maioritariamente expressa em Assembleia expressamente convocada para este efeito.

Como o Companheiro não pôde estar presente, e dado quanto a mim a extrema relevância desta decisão para o futuro do Partido a nível local, regional e nacional entendi de "motu-proprio" remeter-lhe uma pequena resenha do que ali se passou com vista a dar-lhe a informação verdadeira e suficiente para que possa aquilatar do espírito e motivação da maioria dos militantes ali intervenientes.

Desde logo o registo da larga participação de militantes nesta assembleia. Para poder aquilatar do grande afluxo de militantes podemos dizer que a sala das reuniões da Assembleia estava a abarrotar tendo muitos militantes assistido à mesma de pé e tomado lugar na sala adjacente que serve de apoio ao bar. Eram efectivamente umas largas dezenas de militantes e muito e não me lembro de alguma vez ter visto tantos militantes presentes e empenhados na discussão, bem notória na forma como aplaudiram todos os intervenientes na discussão. Bonito de ver.

Os trabalhos decorreram sob a presidência do companheiro e Presidente da mesa da Assembleia, Dr. Ulisses Pereira, coadjuvado pelo companheiro Dr. Olinto Ravara. Do primeiro ao último minuto tudo decorreu, como é timbre do PSD, com muita dignidade, respeito e elevação, tendo os intervenientes usado da palavra sem qualquer tipo de atropelo e escutados com empenhado interesse e notório agrado.
O nome dos candidatos a candidato do PSD foi sem dúvida a principal razão desta grande mobilização das bases, ou não fossem os indigitados o Dr. Élio Maia, actual Presidente da Câmara e o Eng.º Ribau Esteves actual Presidente da Câmara de Ílhavo.
As intervenções foram diversas e díspares e prolongaram-se até cerca da uma da manhã.

Foram todas elas muito claras sobre a posição e as razões que levavam cada um a defender um dos candidatos . Julgo que a CPC e o companheiro Victor Martins seu Presidente não saiu dali com qualquer dúvida quanto à vontade da larga maioria dos interventores.
Efectivamente a larga maioria dos interventores, e foram muitos pronunciou-se a favor da indigitação do Eng.º Ribau Esteves para futuro presidente da Câmara de Aveiro.

As razões aduzidas em prol desta escolha em alternativa ao Dr. Élio Maia, cuja actuação também foi fruto das intervenções, deu-se particular ênfase ao resultado das sondagens feitas pelo Partido em que a mais recente dá ao Eng.º Ribau Esteves uma maioria absoluta de sete Vereadores para o PSD e dois para o PS, e dando ao Dr. Élio Maia o resultado tangencial de 5 Vereadores contra quatro do PS com a necessidade de concorrer em coligação com o CDS.

Também ali foi levantada a questão da manutenção da coligação e sobre este assunto, quase foi unânime a vontade da sua extinção devendo o PSD concorrer sozinho não se deixando de criticar as declarações de um responsável do CDS, que se pronunciou sobre este tema sem cuidar sequer de falar atempadamente com o PSD.

Esta minha mensagem apenas e tão só o meu desejo de o ver a partilhar com todos os companheiros e o nosso Partido um problema que considero de extrema importância para o nosso futuro, e dos nossos, do nosso concelho e da nossa população.

É tempo de inverter o rumo e de o PSD assumir, por inteiro, a responsabilidade de gerir Aveiro. Se a Comissão Política Concelhia for coerente e isenta como convém e tiver em conta a vontade maioritariamente expressa naquele plenário teremos em breve "fumo branco", escolhendo e convidando o Eng.º Ribau Esteves para ser o candidato à Câmara de Aveiro. Não pode ter vencimento a ideia expressa por um membro da concelhia que no uso da palavra afirmou "tout-court" que a Comissão Política tinha que ouvir mas não tinha que seguir obrigatoriamente a vontade maioritariamente ali expressa. Entendemos de forma diferente. Entendo que só por razões excepcionais, que não vislumbro, antes pelo contrário, a CPC se poderia desvincular da vontade ali manifestada, de forma livre, democrática e pacífica se lhe tivesse ficado dúvidas quanto à representatividade dos intervenientes. A não ser que os militantes sejam um verbo de encher e o Eng.º Ribau Esteves não sirva para o partido e para Aveiro.

Entre os muitos manifestaram-se favoráveis à indigitação de Ribau Esteves e alguns disseram-no por escrito o Dr. Ulisses Pereira, a Dr.ª D. Antónia Pinho e Melo, João Rocha de Almeida, Sérgio Loureiro, Arq. Paulo Anes, Manuel Prior, Dr. Olinto Ravarra, Pedro Mortágua, Dr.ª Susana Esteves e o Prof. Manuel António Coimbra.»

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind