Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
200 milhões de euros em execução de projetos
2013/03/15

Investimentos estruturais de futuro, capazes de gerar crescimento e emprego, são o tema dominante do Congresso da Região de Aveiro 2013, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) que teve início esta quinta-feira e termina esta sexta-feira no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro.

Segundo Ribau Esteves, presidente da CIRA, «a Região de Aveiro mobiliza e executa para a escala intermunicipal, neste momento, cerca de 200 milhões de euros dos fundos do QREN e continua a liderar a execução dos mesmos, a nível nacional. A Região de Aveiro tem sabido aproveitar de forma exemplar as oportunidades de financiamento do investimento de desenvolvimento regional, tem crescido e tem-se modernizado em contraciclo, de forma equilibrada e continuada».

«É a essa estratégia de geração de riqueza, emprego e crescimento sustentado, que pretendemos dar seguimento de execução e dar nota pública na segunda edição do Congresso da Região de Aveiro, com o quadro de Fundos Comunitários 2014/2020 em perspetiva e em preparação», afirmou o autarca.

De entre os principais projetos aprovados e que nos próximos meses iniciam a sua execução física, destacam-se vários do Polis da Ria de Aveiro e da empresa Águas da Região de Aveiro, a ampliação do Sistema do Carvoeiro-Vouga (captação, tratamento e distribuição de água de consumo) e o Parque de Ciência e Inovação liderado pela Universidade de Aveiro.

A Água foi o tema dominante do workshop que assinalou o primeiro dia do evento. Os participantes debruçaram-se em torno de iniciativas estruturantes desenvolvidas no âmbito da frente marítima e dos recursos hídricos da região de Aveiro.

A execução do Pólis da Ria de Aveiro (FEDER de 59 M€ e investimento de 97 M€), a gestão da SIMRIA, a fusão de empresas do Grupo AdP e as soluções para a Ria de Aveiro tratadas por um especialista holandês, foram alguns dos temas abordados.

O segundo e principal dia do Congresso contará com a participação de Pedro Passos Coelho e ficará marcado pela reflexão e debate ativos sobre o potencial de futuro da região, divididos em três painéis distintos: «Apostar no território e envolver os Cidadãos», «Mobilidade Sustentável para a Competitividade» e «Desenvolvimento Regional para Portugal na Europa 2020».

As intervenções do Reitor da Universidade de Aveiro sobre o Parque de Ciência e Inovação e a Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, do Diretor Geral do IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation) sobre a aposta na inovação e no empreendedorismo, e do eurodeputado José Manuel Fernandes, que abordará “Os Fundos Comunitários 2014/2020“, assim como a primeira apresentação do Quadro Comum de Investimentos da Região de Aveiro 2014/2020, são notas de destaque importantes.

A sessão de encerramento contará com a participação de Ribau Esteves, Pedro Saraiva, Presidente da CCDRCentro e do Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, estando referenciado ao tema “Objetivos de Desenvolvimento e Plano de Ação – a Região de Aveiro, A Região Centro e Portugal”.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind