Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Semana da Ciência e da Tecnologia começa hoje
2012/11/19

A 13ª edição da Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia (SACT), começa esta segunda-feira, 19 de novembro, e dura cinco dias para receber cerca de 5 mil 'aspirantes a cientistas'.

Segundo comunicado, «em altura de crise, a Troika também marca presença na festa da ciência. «Há Troika no ISCA-UA» é uma atividade de aprendizagem, que promete por os visitantes a debater o programa de ajustamento económico aplicado a Portugal».

Novidades desta 13ª edição são as ofertas do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento que fará algumas intervenções relacionadas com a poluição fabril e sonora, «na tentativa de chamar a atenção para os diferentes tipos de poluição que existem no dia a dia».

A Escola Superior de Saúde também vai apresentar, pela primeira vez duas atividades à comunidade relacionadas com a saúde em movimento e com os cuidados em meio hospitalar.

O Departamento de Comunicação e Arte apresenta instalações artísticas que «põem à prova os segredos, as emoções e as sensações dos participantes, através da interação com os artefactos criados». São cinco experiências, todas de acesso livre, podem ser testadas junto à Livraria da UA, diariamente, entre as 10h00 e as 16h00.

Os participantes «podem contactar de perto com o que de melhor se faz na Universidade de Aveiro (UA), na área da Ciência e da Tecnologia».

A abertura simbólica está marcada as 14:00h, pelo Reitor Manuel António Assunção.

São dias no Campus Universitário de Aveiro e nos polos da UA em Águeda e Oliveira de Azeméis, que se transformam em «gigantescos laboratórios, promovendo o contacto com o mundo do saber e do conhecimento científico».

Estão previstas 270 sessões e mais de 140 atividades, organizadas por 18 unidades orgânicas da UA, e abertas à participação de toda a comunidade».

Serão recebidas crianças do pré-escolar, alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e ensino superior, professores e o público em geral, convidados a participar em experiências, atividades laboratoriais, palestras, saídas de campo e exposições que aliam a arte à ciência, que transformam a ciência em espetáculo, que convidam a pôr as «mãos na massa» ou que simplesmente dão a conhecer as potencialidades da ciência e da tecnologia produzida na UA.

As temáticas diversas para aprender e explorar são o Ambiente, Saúde, Arte, Energia ou Economia

Vários departamentos preparam um conjunto de atividades sobre a eficiência energética, utilização da biomassa florestal residual para produção de energia térmica e elétrica, a energia sem fios, a produção de biodiesel a partir de óleo de alimentar usado ou a utilização eficiente de recursos energéticos.

Informações sobre o programa aqui

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind