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Mestrado recebe diploma de qualidade
2012/10/17

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (UA) recebeu o Diploma de Qualidade Europeia EUR-ACE (European Accreditation of Engineering Programmes) atribuído pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros, uma distinção válida até 2018.

Os critérios são definidos pela associação European Network for Accreditation of Engineering Education, considerando o mestrado uma «referência europeia para a qualidade da lecionação em Engenharia».

Com esta distinção os estudantes de engenharia podem «exercer a sua atividade profissional de forma reconhecida, clara e valorizada no espaço europeu», segundo Eduardo Silva, Vice-reitor da UA, responsável pela formação de primeiro e segundo ciclos.

São três os cursos da UA (Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e Mestrado Integrado em Engenharia Química) «certificados internacionalmente com a excelência da formação ministrada na academia.», segundo comunicado da UA.
A UA possui outros dois cursos reconhecidos com a EUR-ACE, tendo integrado, em 2009, o lote das três primeiras instituições de ensino superior nacionais a conquistar a marca de qualidade. Atualmente existem 16 cursos de engenharia no país detentores do selo

Curso de Engenharia
«Com uma média de 60 novos alunos por ano, o curso de Engenharia Civil tem a duração de cinco anos letivos. Lecionado como Mestrado Integrado desde 2010/2011, a formação nesta área habilita o diplomado para o desempenho de funções em gabinetes de projeto, empresas de construção e de obras públicas, em serviços de administração central e local, na conceção, inovação e execução de projetos de vias de comunicação, de geotecnia, de estruturas, de obras hidráulicas, de planeamento, de grandes e pequenas obras. Mas também de recuperação e reabilitação do património edificado, da reciclagem de materiais de construção e de gestão de empreendimentos».

EUR-ACE
«O Selo EUR-ACE é atribuído, em Portugal, pela Ordem dos Engenheiros. Este sistema compreende e reconhece os critérios de qualificação exigidos na entrada na atividade profissional pelas instituições. Por outro lado, visa o reconhecimento das qualificações profissionais de forma exigente e clara, melhorando a automatização do reconhecimento das qualificações e simplificando os procedimentos administrativos.

Entre os vários critérios que são analisados estão contemplados os objetivos e atividades pedagógicas, a adequação da docência ou o envolvimento dos docentes na orientação do curso. São também apreciados parâmetros como a adequação das instalações, a cooperação com outras instituições ou ainda a avaliação do curso concluída por alunos, recém diplomados e empregadores».

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