Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
- Manifestação na Assembleia
2012/09/19

Os trabalhadores da empresa municipal Moveaveiro manifestam-se esta quarta-feira na sessão extraordinária da Assembleia Municipal contra o “Memorando de Entendimento” que a Câmara pretende celebrar com o grupo Transdev.

Para o Sindicatos dos Trabalhadores da Administração Local, é um «documento que consubstancia a entrega dos circuitos mais rentáveis, à exploração lucrativa; a privatização/concessão do transporte público fluvial e a privatização do estacionamento tarifado no concelho».

A entregas de carreiras a privados será a «deterioração e redução da oferta de serviços, à destruição de mais de uma centena de postos de trabalho e ao brutal encarecimento dos preços, prejudicando quem necessita do serviço público de transporte e impedindo no futuro o desenvolvimento de uma estratégia de mobilidade ao serviço das populações e da comunidade de Aveiro».

Há um «outro caminho», segundo STAL. Que a autarquia «assuma a responsabilidade pela manutenção e a melhoria do transporte público municipal e a defesa integral dos postos de trabalho», propõe o sindicato.

Para o sindicato, a Câmara « tem procurado escudar-se no recentemente publicado regime jurídico do sector empresarial local para justificar a opção privatizadora, quando na verdade existem outros caminhos e outras soluções mais vantajosas para a defesa do serviço público de transportes em Aveiro e para a garantia do emprego dos trabalhadores que actualmente são empregados pela Moveaveiro».

O Sindicato denuncia ainda pressões sobre os trabalhadores e acusa a autarquia de se transformar numa comissão liquidatária dos
transportes públicos em Aveiro e ao mesmo tempo em agência de interesses da Transdev, sobretudo quando procura promover junto dos trabalhadores da Moveaveiro supostas ofertas de emprego daquela empresa privada».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind