Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
- «Uma referencia para os artistas de hoje»-Câmara
2012/08/27

Zé Augusto - «Uma referencia para os artistas de hoje» - comunicado, na íntegra, da Câmara de Aveiro

«José Augusto Ferreira dos Santos faleceu aos 82 anos.

Nado e criado no Bairro da Beira –Mar , o Zé Augusto, como era comummente conhecido, prolífero criador, transmitiu às suas peças uma interpretação do sentido do lugar – a sua cidade- exteriorizando a sua própria identidade, moldando minuciosamente o barro, criando figuras da sua vivência – São Gonçalinho, Santa Joana, marnotos e salineiras, e outras com traços caricaturais. A sua multifacetada criatividade não se esgotou na cerâmica, mas abriu-se também a outros domínios das artes plásticas .

Este traço artístico bem patente em toda a sua obra é amplamente reconhecido, pelo que merece os maiores encómios , como também está presente em numerosas coleções.

Zé Augusto não deixa um vazio. O seu legado marca de forma indelével uma personalidade de grande relevo, com traços humanos bem marcados pela disponibilidade e afabilidade com que sempre nos habituou.

A Câmara Municipal de Aveiro reconheceu o seu valor atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Municipal em Prata, em 12 de maio de 1998, para além de ter promovido diversas exposições .
O seu testemunho artístico será para sempre reconhecido e valorizado em Aveiro.

A inscrição materializada do seu traço criador será uma referencia para os artistas de hoje e para os do futuro porque se inscreve nas múltiplas obras que Zé Augusto nos legou.

A Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro, Dr.ª Maria da Luz Nolasco»

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind