Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Pergunta em Aveiro: «Há vida extraterrestre?»
2012/07/23

O workshop de Astrobiologia que o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) organiza entre 18 e 20 de outubro, «não pretende desvendar o mistério: ‘Haverá vida fora do planeta Terra?’ (a menos que haja até lá uma surpresa) mas quer, isso sim, facilitar a procura de respostas».

O evento, apoiado pela Fábrica Ciência Viva de Aveiro, especialmente dirigido a investigadores e empreendedores, está aberto a interessados de diferentes áreas disciplinares. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em bio-astro@ua.pt.

O workshop começa por «desmistificar a própria astrobiologia. Com os pés bem assentes em múltiplas áreas científicas, cientistas nacionais e internacionais vêm à UA explicar que a demanda por vida fora do nosso planeta tem como ponto de partida os processos relacionados com a origem e evolução da vida… aqui na Terra».

Há «questões, essenciais para ver um dia respondida a pergunta que todos fazemos: Que instrumentos e técnicas são usadas para investigar sinais de vida (presentes ou passados) noutros corpos planetários? Que processos químicos são cruciais para a vida? Quais os limites para a vida na Terra? Que ambientes extremos análogos a Marte devem ser estudados? Que outros planetas podem suportar a vida tal como a conhecemos na Terra?»

Segundo Luísa Rodrigues, bióloga da UA e uma das responsáveis pela realização do encontro. «é necessária a colaboração de diversas áreas do conhecimento como a biologia, física, geologia, química, ciências planetárias, medicina, ciências da comunicação e educação, etc..».
A estrutura do workshop, aponta a investigadora, «pretende facilitar um fórum interdisciplinar e internacional de discussão, rentabilizando recursos e juntando massa crítica».

O programa inclui várias palestras por cientistas nacionais e internacionais, uma mesa redonda e duas sessões de comunicações em poster para investigadores, estudantes de pós-graduação. Está prevista ainda a presença de empresas que possam demonstrar os aspetos aplicados da investigação que tem sido realizada na área e uma viagem de campo a uma formação geológica de interesse para a Astrobiologia.

O Departamento de Biologia da UA preparou ainda uma sessão aberta à comunidade para dar a conhecer o tema e os impactos científicos, económicos e sociais a ele associados e uma atividade especialmente dedicada às crianças.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind