Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Quatro novos vermes
2012/07/04

Os investigadores da Universidade de Aveiro (UA) , Ana Rodrigues, Victor Quintino e Roberto Martins descobriram recentemente, em campanhas levadas a cabo na Plataforma Continental Portuguesa, quatro espécies animais novas para a ciência.

Segundo comunicado da UA, As espécies identificadas pertencem à família dos Lumbrinerídeos e foram batizadas como Lumbrineris lusitânica, com uma distribuição por toda a plataforma costeira, de Norte a Sul; L. pinaster e L. luciliae mais confinadas à plataforma Sul e Gallardoneris iberica também com ocorrência sobretudo a Sul. Neste último caso, é também de salientar que o género Gallardoneris era apenas conhecido no Oceano Pacífico, sendo a primeira vez que é encontrado no Oceano Atlântico.

«Os vermes marinhos têm maxilas bastante variáveis e é sobretudo através delas que se identificam as espécies. É preciso portanto paciência e muita dedicação», afirma Ana Rodrigues, coordenadora da investigação.

Este trabalho foi desenvolvido em colaboração com Luis Carrera-Parra do laboratório ECOSUR, México - especialista de renome internacional para a taxonomia da familia Lumbrineridae – e resulta da análise de material biológico colhido ao longo da plataforma Continental Portuguesa, nos vários projetos em que estes investigadores têm estado envolvidos: ACOSHELF (POCI/MAR/56441/2004 –
PPCDT/MAR/56441/2004) e MeshAtlantic (Atlantic Area Program 2009-1/110 MeshAtlantic).

As espécies tipo identificadas foram já depositadas na coleção de invertebrados marinhos do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e no ECOSUR, bem como no Museu de História Natural de Lisboa e de Paris.

Os resultados desta investigação estão também aceites para publicação na revista internacional Zootaxa.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind