Terça-feira, 20 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Apresentação e debate do projeto da avenida
2012/06/18

A apresentação e debate do projeto de renovação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho está marcada para esta segunda-feira, às 21:00h, na Sala do Plenário da sede da Assembleia Municipal de Aveiro, edifício da antiga Capitania, numa sessão a aberta ao público.

Participam o Presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia e d equipa técnica que elaborou o projeto, Jorge Carvalho da Universidade de Aveiro e de Bruno Soares.

Segundo comunicado da Câmara, a proposta para a Avenida Dr. Lourenço «irá introduzir alterações profundas no coração da cidade».
O projeto «contempla maior espaço pedonal, menos trânsito e um estacionamento subterrâneo sob o troço nascente».

No lugar das atuais quatro faixas de rodagem, apenas existirão duas, uma em cada sentido, os passeios laterais, atualmente com 2,5 a 3 metros de largura, passarão a ter 9,50 metros, «com mobiliário urbano confortável, proporcionando boas condições de estadia e de conforto humano».

Quanto ao estacionamento de superfície, será reduzido de 280 para 80 lugares mas «em compensação, está pensada, a nascente, a criação de um parque de estacionamento subterrâneo, com entrada e saída pelo túnel da estação, com capacidade para perto de 400 lugares», enquanto no topo poente, os estacionamentos do Fórum e da Ana Vieira «colmatam as necessidades previsíveis».

A circulação da bicicleta será feita «de forma partilhada com os veículos, sublinhando uma solução de integração na mobilidade global, compatível com tráfego automóvel de velocidade reduzida».

O projeto inclui duas praças a instalar nas duas extremidades da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. «A Praça da Estação não difere muito da que já hoje existe, sendo direcionada para os mais jovens. No outro topo perspetiva-se uma “praça central”, situada entre o edifício do Banco de Portugal e a pastelaria Avenida, constituindo uma zona que se pretende polivalente, de convívio, de estadia e com capacidade para acolher eventos culturais, sendo apoiada por comércio e cafetarias com esplanadas».

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind