Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Fora de Casa   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
Dia Internacional do Jazz na Universidade
2012/04/28

No Dia Internacional do Jazz declarado pela UNESCO, a 30 de abril, a Universidade de Aveiro associa-se às comemorações do com diversas atividades que resultam do trabalho desenvolvido na UA no âmbito da pesquisa e da performance em Jazz, terminando com um concerto.

As atividades do dia realizam-se no Centro de Estudos de Jazz (CEJ) e no Departamento de Comunicação e Arte.

A entrada para as atividades é livre

Entre as 14:30h e as 18:00h, a tarde é preenchida com um workshop de voz, orientado pela cantora Jacinta, de Combo, pelo guitarrista Carlos Mendes e um concerto de encerramento pelos alunos do Mestrado em Performance/Jazz e pelo Combo do Conservatório da Jobra (Albergaria-a-Velha), recentemente premiado no concurso nacional de Combos da Festa do Jazz.

De manhã, no Centro de Estudos de Jazz, entre as 10:30h e as 13:00h, faz-se uma visita ao CEJ e ao seu arquivo orientada por José Duarte, Susana Sardo, Ana Bela Martins, Maria del Val, Jorge Castro Ribeiro e abre-se uma exposição de cartazes sobre Jazz em Portugal, comissariada por Jorge Castro Ribeiro.

Será apresentado o projeto Jazz Messengers em desenvolvimento no INET-MD: Susana Sardo, Pedro Cravinho, Luís Figueiredo, Pedro Almeida, Hélder Martins, Rui Paulo Simões e os projetos de doutoramento em curso na UA: Pedro Cravinho, Luís Figueiredo, Hélder Martins.

Também será apresentado o projeto de investigação Mensageiros do Jazz que se encontra em curso no Centro de Estudos de Jazz da UA desde 2010 com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O seu principal objeto de estudo é o papel de cinco divulgadores no jazz em Portugal ao longo do séc. XX. São objetivos específicos deste projeto: produzir conhecimento analítico a partir da documentação dispersa sobre a presença do Jazz em Portugal no século XX; dar a conhecer o modo como o Jazz se implantou no país a partir dos seus divulgadores (intermediários); e colocar Portugal no panorama internacional sobre o conhecimento associado à receção do Jazz na Europa durante o século XX.

O projeto culminará com a organização de um evento científico internacional na área dos jazz studies e a publicação de cinco fotobiografias, cada uma dedicada a um dos divulgadores estudados.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind