Terça-feira, 25 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
- Fórum 3E liga estudantes e empresas
2012/04/18

Os dois últimos dias do Fórum 3E vão ser dedicados ao reforço de ligações entre a academia e o tecido empresarial. Esta quarta-feira está reservada ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Durante a manhã, na Sala de Atos Académico, no edifício da Reitoria, os estudantes e diplomados têm a possibilidade de conhecer em pormenor o Programa de Estágios Profissionais, promovido pelo IEFP e durante a tarde, os técnicos do IEFP ministram workshops sobre técnicas de procura de emprego.

O último dia do Fórum é dedicado aos estágios internacionais e o empreendedorismo, de manhã com apresentação pública do Consórcio RUEAM - Rede Universidade Empresas de Aveiro para a Mobilidade que, apoiada pelo Programa Erasmus, que pretende «promover um conjunto de oportunidades para estágios internacionais numa rede constituída por empresas e instituições, contribuir para melhorar as ações de cooperação entre o ensino superior e as empresas portuguesas através da criação, em conjunto, de oportunidades de estágios curriculares e extracurriculares de alta qualidade em outros países da União Europeia (UE)».

O RUEM foi criado «com a certeza de que as entidades que organizam o estágio ERASMUS são proactivas no sentido de proporcionar ao estudante uma real possibilidade de melhorar a sua compreensão da realidade económica e social do país onde se realiza o estágio, de aperfeiçoar as suas competências linguísticas e técnicas e assim de se adaptar aos requisitos do mercado de trabalho da UE, fortalecendo, ao mesmo tempo, um sentimento de pertença a uma mesma área geográfica comum e a um espaço educacional, cultural e económico comum».

Segundo comunicado da UA, «a boa colaboração entre as empresas da região e a UA poderá contribuir muito para a concretização deste propósito, quer através da organização de estruturas apoio linguístico, quer através de cossupervisão do estágio, quer através da criação de fontes de informação necessária para a mobilidade do estudante, quer ainda pela própria certificação do estágio».

Estágios na Bosch Durante a tarde realiza-se um seminário para os estudantes/diplomados conhecerem «casos de sucesso de criação de empresas ou projetos empreendedores de antigos alunos da UA. O programa inclui o lançamento do Programa de Incubação da Incubadora de Empresas da UA (IEUA) e apresentado o Bosch Pre-Master Program, programa que permite a realização de um estágio até ao máximo de 12 meses entre o 1º e o 2º ciclo de estudos.

IEUA Star «O programa de incubação, denominado, IEUA Star, tem como objetivo estimular e apoiar a criação de empresas e a concretização do seu plano de negócios. Permite aumentar a probabilidade de sucesso dos seus projetos, monitorizar os resultados atingidos, e avaliar a influência do contributo da IEUA para o desenvolvimento económico. Inclui um portfólio de espaços, de equipamentos, e de serviços prestados por profissionais com competência reconhecida nas áreas de intervenção, através da alocação de um número de horas de apoio, consultoria, c$oaching e mentoring, em várias áreas, bem como através da promoção de iniciativas de apoio ao empreendedorismo e à inovação».

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind