Terça-feira, 13 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Crescem pedidos de ajuda
2012/04/14

Nos primeiros 3 meses deste ano de 2012, o Centro de Recursos Sociais (CRS) de Estarreja respondeu a 47 pedidos de ajuda, quando no ano anterior, entre Abril e Dezembro, em 8 meses, atendeu 49 casos. Segundo comunicado da Câmara, «uma subida significativa de pedidos que espelha as dificuldades financeiras das famílias mais fragilizadas».
Com uma «resposta social em crescimento», 96 famílias já recorreram a esta estrutura de apoio à comunidade local.

O CRS pretende este ano «realizar mais campanhas temáticas, reforçar a divulgação e alargar o horário de atendimento de forma a poder responder a mais solicitações».

Foi inaugurado a 1 de Abril de 2011 e localizado na antiga Escola Primária do Agro, edifício cedido pela Câmara Municipal, no centro da cidade. O CRS centraliza a gestão de donativos com o objetivo de serem canalizados para as famílias carenciadas, por via das instituições, constituindo uma resposta integrada e em parceria.

As famílias são sinalizadas pelo serviço social das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social das respectivas freguesias, assim como pela Segurança Social.

O centro está aberto às quartas-feiras, das 9h30 às 12h30, assegurado pela Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, que disponibiliza uma técnica de atendimento social e uma ajudante familiar, para atendimento da população, ao nível da resposta às fichas de pedido, assim como para a receção das doações oferecidas pela comunidade.
Ainda este mês, também a Cerciesta irá assegurar a abertura do centro, às 3ªas e 5ªas feiras das 13h30 às 16h30, através de uma técnica de serviço social em regime de voluntariado.

O CRS registou a entrada de 5251 bens, dos quais foram encaminhados 1169, sendo em maior número foram os artigos de higiene pessoal, no caso em concreto, as cuecas-fraldas. A roupa e o calçado (para adulto e criança) constituem também as principais necessidades das famílias, assim como algum mobiliário.

Relativamente às doações por parte da população, a roupa e o calçado são os bens mais entregues. Foram doados centenas de livros escolares, que não têm sido distribuídos devido à sua desatualização face aos manuais utilizados atualmente nas escolas.

Os bens com maior dificuldade de obtenção são o mobiliário, os eletrodomésticos, os produtos de higiene pessoal e os produtos para bebés. Uma insuficiência que orientará as campanhas a realizar futuramente.

O Centro de Recursos Sociais está aberto a todas as doações de vestuário, calçado, artigos de higiene, mobiliário e eletrodomésticos.

Distribuição dos donativos - De forma a facilitar o processo de distribuição dos bens, foi decidido implementar duas modalidades: ficha de pedido que necessita de ser validada pelo técnico de atendimento social, para bens de elevado valor monetário e/ou de difícil aquisição (mobiliário, eletrodomésticos, produtos para acamados, produtos/equipamentos para bebé); ficha de pedido que não necessita de validação do técnico de atendimento social, para bens de valor monetário reduzido e/ou de fácil aquisição: vestuário, calçado, livros, brinquedos, artigos para lar.

Como ajuda Pode entregar o seu donativo diretamente no Centro de Recursos, informando antecipadamente por e-mail redesocial@cm-estarreja.pt, pelo telefone 234 840 600 (ext. 409) ou dirigindo-se a uma IPSS da sua freguesia que, como entidade parceira da rede, estabelecerá a devida articulação.

Torne-se Membro de Partilha e preste a sua colaboração como voluntário através do link

Site Rede Social http://redesocial.cm-estarreja.pt/

Enviar por email  Imprimir
Andamos a brincar
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind