Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Murtosa encomenda organização de produto turístico
2012/04/04

A Universidade de Aveiro iniciou um «estudo e valorização do património cultural e natural da Murtosa, relacionado com a ria e a pesca», para a «organização de um produto turístico alicerçado nos recursos endógenos que são elementos diferenciadores», segundo o presidente da Câmara, Joaquim Baptista.

O estudo, proposto pela Câmara, intitulado «Promoção dos recursos endógenos da ria – elaboração de estudos», foi aprovado pelo Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro e financiado pelo Programa Operacional da Pesca - PROMAR.
Terá uma duração de 18 meses.

Segundo o contrato, «a valorização poderá fazer-se em várias perspetivas, com envolvimento da população: divulgação do património, identificação de locais de interesse turístico e definição de possíveis roteiros, nomeadamente passeios de barco para observação da natureza e desenvolvimento de atividade relacionadas com a pesca, e medidas para promoção de iniciativas gastronómicas».

Primeiro será feita uma «inventariação e caraterização dos recursos associados ao plano de água e, a partir daí, o estabelecimento de estratégias para usufruto desses recursos, de modo a que se tornem elementos diferenciadores do concelho».
Segundo Joaquim Baptista, «já existem trabalhos de caracterização da natureza ambiental das margens, mas faltava um outro sobre os recursos associados ao plano de água, nomeadamente recursos piscícolas, e a forma como poderão ser valorizados como produtos turísticos».

Será feito um relatório final e layout de um livro com conteúdos para divulgação da biodiversidade, cultura e turismo.

Passos do estudo
estudos sobre biodiversidade dos peixes
levantamento do património cultural e piscatório
usufruto do património natural.

São três áreas a tratar, a biodiversidade, a cultura e o turismo, coordenadas por José Eduardo Rebelo, do Departamento de Biologia, Maria Manuel Baptista, do Departamento de Línguas e Culturas, e Maria João Carneiro, do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind