Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Cidades juntam-se contra a crise
2012/03/21

A crise económica em Portugal e Espanha levou um conjunto de cidades portuguesas (Aveiro incluída) e espanholas a «cooperem mutuamente para aproveitarem e promoverem projetos conjuntos em diversas áreas, como o desenvolvimento territorial, a economia, a energia, a eficiência energética, o turismo e a cultura», que inclui a ligação ferroviária de transporte misto do Eixo Atlântico que irá unir Aveiro a Estocolmo, já aprovado pela União Europeia, segundo comunicado da autarquia aveirense.

Em reunião do Comité de Seguimento da Rede de Cidades Cencyl, realizada esta sexta-feira em Aveiro e divulgada esta terça-feira, com representantes de Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid e a CCDR Centro, foi dada «continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido para a definição de uma estratégia comum destas regiões e para que seja estruturada uma rede de cidades duradoura com suporte jurídico».

No encontro foi assinado o novo acordo entre os beneficiários do Projeto Rede de Cidades CENCYL na sequência da aprovação e financiamento do mesmo no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha–Portugal».

O acordo define as «modalidades de cooperação entre os outorgantes e determina as responsabilidades respetivas na execução do projeto de cooperação transfronteiriça», refere o mesmo comunicado. «Todas as estratégias, avaliações e planos estão a ser trabalhados na formulação de um plano de desenvolvimento territorial que sirva de suporte a investimentos relevantes que possam ser enquadrados no próximo Quadro Comunitário de 2014-2020».

No encontro foi discutido «o progresso do plano de desenvolvimento territorial para estes municípios que, após a sua conclusão será remetido às instâncias europeias» e as cidades apontaram para o objetivo «de se aproximarem e cooperarem com vista a potenciar o importante eixo territorial que integram».

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind