Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
E se Ribau e Souto disputassem Aveiro e Ílhavo
2012/01/30

Se o socialista Alberto Souto estiver na disposição de voltar às disputas eleitorais e a um cargo político numa autarquia, o cenário mais interessante seria uma candidatura à Câmara de Ílhavo, ao passo que Ribau Esteves, do PSD, poderia candidatar-se à Câmara de Aveiro, nas autárquicas do próximo ano, noticia o Diário de Aveiro.

«No caso de Ribau Esteves, são insistentes as intervenções que o pretendem encaminhar para a corrida à Câmara de Aveiro, que actualmente é liderada pelo independente Élio Maia. Alberto Souto esteve dois mandatos à frente da Câmara de Aveiro, perdendo para a coligação PDS/CDS quando tentou conseguir o terceiro mandato.
Alberto Souto, na Câmara de Aveiro, e Ribau Esteves, na autarquia de Ílhavo, foram adversários no debate de questões comuns aos dois municípios, mas também no protagonismo político.

Ribau Esteves não se pode recandidatar ao quarto mandato na Câmara de Ílhavo, mas poderá fazê-lo noutra autarquia, como a de Aveiro. Se esta for a escolha do autarca ilhavense, e a de Alberto Souto avançar para uma corrida ao município ilhavense, os dois voltariam a estar em lugares opostos, agora trocando as autarquias.

Outro cenário seria o de Alberto Souto desejar voltar à Câmara de Aveiro, podendo a disputa ser ainda mais interessante, com os dois autarcas a disputarem o lugar. Numa recente conferência realizada em Aveiro, o ex-autarca do PS apresentou, não apenas o trabalho realizado nos dois mandatos, como alguns planos que ainda mantém para a cidade.

Alberto Souto tem, pelo menos, uma ligação ao concelho de Ílhavo. Possui uma casa na Costa Nova e outra, da família, na Barra. Resta saber, acima de tudo, a sua vontade e a opinião das estruturas partidárias acerca deste assunto.

Também é possível conjecturar os efeitos destas duas eventuais candidaturas. Ribau Esteves, que tem uma boa imagem na governação municipal ilhavense e intermunicipal, liderando a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), provaria que pode ir mais longe, em caso de vitória. No caso de vitória de Alberto Souto em Ílhavo seria, para Ribau Esteves, um resultado difícil de digerir. E, provavelmente, o avanço do socialista seria uma surpresa para o social-democrata, que, em entrevista publicada na edição de ontem do Diário de Aveiro, afirmou “não vejo nenhum (socialista) com o mínimo de qualidade” para liderar a Câmara de Ílhavo.

Élio Maia em silêncio Mas todo este cenário só se poderia concretizar no caso de Élio Maia se afastar de uma terceira candidatura à Câmara de Aveiro. Há sectores, dos dois partidos da coligação, que desejam isso, mas há outros que não. Contudo, como o fez para a Junta de Freguesia de S. Bernardo, o actual presidente da Câmara de Aveiro poderia liderar uma lista de independentes. Para já, o autarca aveirense remete-se ao silêncio. A concelhia do PSD, que o indicou, no âmbito do acordo da coligação como candidato à Câmara de Aveiro, terá de se pronunciar sobre o assunto, mas para já acha esse assunto prematuro.

No caso de Aveiro, a coligação PSD/CDS conseguiu vencer o PS, mas não é certo que os dois partidos concorram juntos nas próximas autárquicas. Nos últimos meses, a relação entre as duas estruturas partidárias da aliança tem-se degradado, o que não facilita um caminho para um novo entendimento. Mas tudo dependerá do que acontecer nos próximos meses e das lideranças concelhias partidárias de Aveiro e Ílhavo na altura das negociações». ADiário de Aveiro – artigo não acessível on line

Enviar por email  Imprimir
Andamos a brincar
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind