| 2012/01/23 O deputado do PSD Ulisses Pereira, eleito pelo círculo de Aveiro, é um dos subscritores de um projecto de resolução que recomenda medidas urgentes a adotar pelo Governo que visam a sustentabilidade do sector leiteiro. O documento vai ser discutido esta quarta-feira, dia 25, na Assembleia da República.
«A importância de um scetor agrícola forte e coeso na economia de um país é fundamental para a sua viabilidade enquanto nação independente e próspera», escrevem os deputados social democratas.
O projecto defende o incentivo «ao reforço do associativismo entre os produtores de leite a jusante da cadeia produtiva, com vista a um maior poder negocial na aquisição de matéria-prima, à semelhança do que sucede a montante».
Sugerem que o próximo quadro comunitário de apoio a vigorar entre 2014 e 2020 considere «um apoio específico para o setor do leite, garantido um mecanismo de transição complementar ao fim do regime das quotas leiteira, caso não seja possível adiar o fim deste mecanismo».
Também defende a obrigatoriedade da indicação da origem, em local visível para o consumidor, para os produtos de marca branca.
«Que os estudos da AdC comtemplem informação que justifique o diferencial de preços entre os produtos de marca branca e os produtores de marca própria, e que seja publicado em boletim trimestral os preços (ao produtor e ao consumidor) de um conjunto de produtos do cabaz alimentar de diferentes marcas comerciais e brancas, e que tal seja divulgado online», propõem ainda. |