Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Escola de Águeda controla volta ao mundo
2012/01/16

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro, «é a responsável pelo sistema de controlo da produção de energia a partir das bicicletas fixas instaladas no Parque Ibirapuera, em São Paulo, Brasil, que estão a dar a volta ao mundo num percurso virtual de 42 mil quilómetros», segundo comunicado da UA.

A ESTGA parceira tecnológica do World Bike Tour, que organiza o World Bike Tour São Paulo 2012, a o projeto da escola da UA controla «a energia produzida pelos painéis solares e pelos aerogeradores instalados no Parque Ibirapuera que, juntamente com as bicicletas, fornecem toda a energia necessária à realização do evento».

O projeto da ESTGA também é responsável pelo cálculo dos quilómetros percorridos pelos ciclistas e pela representação no mapa do mundo, em tempo real, do percurso virtual da volta. É coordenado pelos Luís Jorge Gonçalves e Paulo Afonso e «’envolveu competências que são desenvolvidas nas licenciaturas em Tecnologias da Informação e em Engenharia Eletroctécnica daquela escola politécnica na Universidade de Aveiro».

A evolução em tempo real do percurso virtual feito pelos ciclistas pode ser vista em http://voltaaomundo.worldbiketour.net/ até dia 24 de Janeiro, véspera do aniversário da cidade de São Paulo e do arranque da edição de 2012 do World Bike Tour naquela cidade brasileira.

O percurso virtual corresponde a uma volta ao mundo, com início e fim na cidade de São Paulo, passando por vários continentes e múltiplas cidades, entre elas a de Aveiro.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind