Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Buçaco quer receber Dia Mundial da Floresta
2011/12/31

A Mata Nacional do Buçaco já comunicou à Ministra da Agricultura, o desejo de ser escolhida para receber as comemorações oficiais do dia Mundial da Floresta 2012.

Sustentam este desejo «o plano de actividades preparado a pensar quer na comunidade local quer em visitantes de todo o país e do estrangeiro que fazem de 2012 o ano de afirmação deste Património Nacional de Interesse Público com verdadeiras relíquias da floresta autóctone portuguesa, acções remuneradas visando a Sustentabilidade Florestal, como a iniciativa “Manter a Mata do Buçaco Sustentável, combater as invasoras lenhosas”, destinada a jovens voluntários dos 18 aos 30 anos».

Segundo comunicado da Fundação, «2012 será um ano importante de concretizações para a Mata Nacional do Buçaco. Obras de recuperação e revitalização de infraestruturas e programas de atividades atrativos completam a afirmação da Mata enquanto polo de atração turística a nível regional, nacional e internacional».

A Fundação anuncia um plano com a criação de um Centro Interpretativo; a transformação de quatro Casas Florestais em unidades de alojamento turístico; a criação de um miradouro virtual e de guias multimédia; a recuperação dos trilhos da água, das portas de entrada da mata e do Convento de Santa Cruz; o melhoramento da sinalética e o estabelecimento do controle automático de entradas são alguns dos grandes marcos de 2012.

Através do projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats), financiado pelo Programa Comunitário LIFE +, com um investimento de 3 milhões de euros, irá preservar a flora nativa e a candidatura ao PRODER, para transformar das Casas Florestais em unidades de alojamento turístico, um miradouro virtual, a produção de guias multimédia, totaliza 3,3 milhões de euros de investimento directo no património natural e edificado da Mata.
Neste ano que termina, acrescem a programação de três ações de grande impacto dirigidas a visitantes – Conferências do Bussaco, Sement Event e os Seminários Técnicos sobre Plantas Invasoras – financiadas pelo Fundo Florestal Permanente, num total de 50 mil euros, juntam-se ao leque de atividades realizadas pela FMB que permitiram gerar receitas para garantir a contrapartida nacional dos financiamentos comunitários.

Em 2011, a Mata Nacional do Buçaco foi visitada por mais de 200 mil pessoas, que garantiram cerca de 80% do orçamento da FMB

Num ano, entre outras acções, com 26 acções de sensibilização e voluntariado jovem, plantação de mais de 4.000 árvores de espécies autóctones, e finalização de 4 candidaturas a apresentar ao QREN para a recuperação do património - Convento de Santa Cruz do Buçaco, Capelas da Via Sacra, sete Ermidas de Habitação e Projecto de Condicionamento de Trânsito – e reforçar o potencial de atracção turística.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind