Terça-feira, 18 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Universidade convida Primeiro-Ministro
2011/12/07

O Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho participa nas comemorações do 38º aniversário da Universidade de Aveiro, a 15 de Dezembro, a partir das 14:15h, no auditório da Reitoria, no dia em que são os títulos Doutor Honoris Causa aos arquitectos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Alcino Soutinho, «alguns dos mestres responsáveis por transformarem o Campus Universitário num ícone da arquitectura nacional».

Os três são «figuras ímpares e protagonistas na construção da identidade da UA», segundo comunicado da UA.

Nesta sessão, os melhores alunos da Universidade serão distinguidos com prémios e bolsas de estudo atribuídos por empresas e outras entidades parceiras da instituição.

Às 21:30h, a Orquestra Filarmonia das Beiras, o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA), e os solistas Isabel Alcobia, Nuno Dias, Raquel Luís, João Cipriano, Ricardo Toste e Cristiana Spadaro dão um concerto, na Sé de Aveiro, com direcção do maestro António Vassalo Lourenço, um espectáculo com entrada livre.

Siza Vieira Desenhou a Biblioteca da UA e o Depósito da Água do Campus Universitário, o Museu de Arte Contemporânea da Galiza, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Centro Meteorológico da Vila Olímpica de Barcelona, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a Igreja de Marco de Canaveses, o Pavilhão de Portugal na Expo 98, entre outros.
Para além do Pritzer, em 1992, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro de Arquitetura do Colégio de Arquitetos de Madrid, a Medalha da Fundação Alvar Aalto, o Prémio Europeu de Arquitetura da Comissão das Comunidades Europeias/Fundação Mies van der Rohe, o Prémio Nacional de Arquitetura, o Prémio Secil de Arquitetura e a Medalha de Ouro do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos.

Eduardo Souto de Moura recebeu o Prémio Pritzker em março de 2011. Entre os seus projetos mais emblemáticos destacam-se a Casa das Histórias Paula Rego, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Artes no Porto, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança, o Hotel do Bom Sucesso, o Mercado da Cidade de Braga, o Crematório de Kortrijk (Bélgica) ou o Pavilhão de Portugal na 11ª Bienal de Arquitetura de Veneza (Itália).
Distinguido por três vezes com o Prémio Secil de Arquitetura, recebeu o Prémio Anual da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, o Prémio Internacional da Pedra na Arquitetura, o 1º Prémio na I Bienal Ibero-Americana e o Prémio Pessoa. Recebeu ainda a Medalha de Ouro Heinrich Tessenown.

Alcino Soutinho Desenhou os departamentos de Química e de Engenharia Cerâmica e do Vidro da UA, os edifícios matosinhenses da Biblioteca Florbela Espanca e da Câmara Municipal, o Museu do Neorrealismo de Vila Franca de Xira, o Centro Cultural de Alfândega da Fé e o Museu de Aveiro.
O projeto da Pousada de S. Diniz de Vila Nova de Cerveira valeu a Alcino Soutinho o prémio Europa Nostra, da International Federation of the Protection of Europe's Cultural and Natural Heritage. O prémio Associação Internacional de Críticos de Arte, da Secção Portuguesa dos Críticos de Arte, foi-lhe atribuído pela obra que concebeu para o edifício dos Paços do Concelho de Amarante e, na mesma cidade, para a Biblioteca-Museu Amadeo de Souza Cardoso.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind