Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Fraunhofer Challenge - três prémios para a UA
2011/10/24

Daniel Polónia, do Departamento Engenharia Electrotécnica e Ricardo Fernandes, alunos do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (UA), venceram o Fraunhofer Portugal Challenge 2011, respectivamente nas categorias de Doutoramento e Mestrado e Navin Kumar, aluno e investigador no Instituto de Telecomunicações – Pólo de Aveiro, conquistou o segundo lugar na categoria de Doutoramento.

Daniel Polónia que recebeu um prémio de 3 mil euros, «propôs a criação de um mercado electrónico de teleradiografia, recorrendo apenas ao equipamento já existente, com o objectivo de melhorar processos, aproveitar recursos com mais eficácia e reduzir custos nos serviços de imagiologia», segundo comunicado da UA. «Este “mercado” conseguiria unir os prestadores de serviços de saúde e os radiologistas permitindo assim às instituições procurar o serviço ao melhor preço, dentro do prazo estipulado».

Ricardo Fernandes recebeu 2 mil euros com uma dissertação e proposta que «consiste na criação de um pequeno dispositivo de comunicação sem fios que consegue funcionar sem bateria, indo buscar energia a ondas eletromagnéticas. Esta tecnologia, aplicada a aparelhos de maiores dimensões e que usamos no dia a dia (como telemóveis ou computadores), poderá evitar o uso de baterias, no que seria uma grande inovação tecnológica».

Navin Kumar recebeu 2 mil euros com a proposta de criação do VIDAS (Visible Light Communication for Advanced Driver Assistance Systems) ou comunicação de dados através de luzes para sistemas avançados de assistência à condução. «Trata-se de um sistema de comunicação que permite a transmissão de dados através de luzes LED, aproveitando uma tecnologia que pode revolucionar completamente a circulação automóvel e a segurança rodoviária».

Segundo comunicado da UA, que apresentou 26 por cento dos projectos no Fraunhofer Portugal Challenge 2011, «são resultados que comprovam que estudantes e investigadores da UA sabem apresentar «ideias inovadoras e de utilidade prática», baseadas em teses de mestrado ou doutoramento».

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind