Terça-feira, 18 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Câmara quer requalificação urgente do Forte
2011/10/19

Foi iniciado o Plano de Intervenção para a Reabilitação do Forte da Barra, numa parceria entre a Câmara de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, a executar por uma equipa de Gestores e Técnicos das duas entidades até ao final do mês de Janeiro de 2012, «com a devida ligação ao Igespar de forma a proceder-se à exacta referenciação dos valores patrimoniais a salvaguardar».

O Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, «é um elemento «a requalificar com carácter de urgência», segundo comunicado da autarquia.

Os quatro objectivos principais do plano são a reabilitação do elemento patrimonial do ”Forte da Barra”, a qualificação do casario do Forte cujo elemento central é a Capela da Nossa Senhora dos Navegantes, a demolição das oficinas da APA e das casas pré-fabricadas com a ocupação desses terrenos por novos usos que valorizem o espaço em termos turísticos, e a reabilitação da frente-Ria na envolvente do edifício do Instituto de Socorros a Náufragos.

As tarefas a desenvolver no âmbito deste plano de intervenção são a «elaboração de um estudo prévio de reabilitação do Forte da Barra, a procura de investidores privados e de apoios de Fundos Comunitários».

Este é «o tempo de criar uma acção nova, melhor concertada e mais intensa na perspectiva de se virem a materializar soluções viáveis, exequíveis e promotoras da reabilitação e dinamização desta zona privilegiada pela sua localização e história», segundo o mesmo comunicado.

Um «tempo» após «várias diligências da APA e da CMI visando a execução de investimentos de qualificação desta zona do Forte da Barra, nomeadamente por contactos com investidores na área da hotelaria (Enatur e outras empresas privadas).

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind