Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Como explicar o inexplicável?
2011/10/18

A vereadora da Câmara de Aveiro, Ana Vitória Neves, difundiu um comunicado no qual procuro «explicar a questão do Regime de Permanência na autarquia.

Texto na íntegra «Quando uma lista vence as eleiçõers autárquicas, os seus representantes são chamados a formar o órgão executivo, pela ordem nela pré-determinada.

O regime de exercício a que um executivo camarário, desde o Presidente até aos seus Vereadores, pode estar sujeito, é o seguinte: em permanência (o que significa trabalhar a tempo inteiro ou trabalhar a meio tempo) ou em não permanência.

O Concelho de Aveiro, por ter 67.400 (sessenta e sete mil e quatrocentos) eleitores inscritos, pode ter, logo à partida, dois Vereadores, a tempo inteiro (em regime de permanência), sendo que, para ultrapassar esse limite, a Câmara Municipal de Aveiro (que é um órgão colegial composto por um Presidente e oito Vereadores) tem que se pronunciar e fixá-lo.

Assim, respeitando o determinado pela Lei, a 5 de Novembro de 2009, na primeira reunião do Executivo Camarário, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, propôs à Câmara a distribuição de Pelouros (a que são associadas as respectivas competências), bem como o regime de exercício dos seus Vereadores. No início do presente mandato autárquico, o Presidente propôs à Câmara Municipal de Aveiro a fixação de mais três Vereadores em regime de permanência (a tempo inteiro), nomeadamente os Vereadores Pedro Ferreira, Ana Vitória Neves e Miguel Soares Fernandes, tendo a proposta sido submetida a uma deliberação colegial, que a votou favoravelmente, por unanimidade.

Quando, por discordânia sobre a proposta de cedência do Estádio Municipal ao Beira-Mar, o Presidente retira as competências que tinha atribuído, fá-lo no âmbito do seu poder, uma vez que tem a faculdade para o fazer.
Mas, distinta é a questão do regime de permanência. Ora, o Presidente da Câmara não possui a competência legal para fazer cessar, de forma isolada e unilateral, o regime de permanência do mandato sem a sua submissão à deliberação da Câmara Municipal de Aveiro.

Assim, desde o dia 13 de Julho que os Vereadores Ana Vitória Neves e Miguel Soares Fernandes têm solicitado ao Presidente da Câmara que submeta o regime de permanência à apreciação do Órgão Colegial. Inexplicávelmente, porém, este sempre se escudou a fazê-lo.

Mas afinal que implicações práticas tem esta questão ? Vamos por partes:
1- sem competências, é perceptível que um Vereador não aufira rendimentos;
2- e, realmente, a Câmara deixou de liquidar essa remuneração mensal;
3- ora, nesse caso, os Vereadores necessitam de encontrar uma fonte de rendimentos alternativa, trabalhando para outra entidade.

e aqui reside o problema ...e as tais implicações práticas:

1 – enquanto os Vereadores se mantiverem sob o regime de permanência a tempo inteiro, não podem exercer funções fora da autarquia;
2- Se não são libertados para poder exercer funções noutros entidades, não podem auferir rendimentos fora da CMA.

Por estas razões, tem o Presidente da Câmara, a quem compete levar o assunto a Reunião de Câmara, mantido ambos os Vereadores reféns, a tal ponto que estes se viram na obrigação de - eles próprios - submeterem o assunto ao Órgão Executivo. A vontade expressa de ambos os Vereadores era a de fazer votar o regime de permanência, para que ambos se pudessem libertar dos constrangimentos que os impediam de viver as suas vidas com a dignidade e independência exigíveis numa República Democrática.
Mas, ainda assim, o Presidente da Câmara, com a conivência dos Vereadores do PS, adiou este assunto para reunião posterior, protelando, mais uma vez, a resolução desta inadiável questão, que ambos, expressamente, fizeram questão de frizar.
Trata-se pois de uma situação injusta e ilegal que não demonstra respeito pela dignidade dos pares eleitos democraticamente.

Para esclarecimento final, importa acrescentar que deixando de ser Vereadores em regime de permanência, Ana Vitória Neves e Miguel Soares Fernandes passariam a Vereadores em regime de não permanência, podendo execer as suas profissões livremente, comparecendo às Reuniões de Câmara e Assembleias Municipais, auferindo apenas as respectivas senhas de presença (tal como recebem os Vereadores da oposição)».

Ana Vitória Neves
(Vereadora da Câmara Municipal de Aveiro)
17 de Outubro de 2011

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind