Terça-feira, 25 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Maioria e oposição separadas por 80 hectares
2011/10/13

A oposição socialista diz o incêndio dos últimos dias destruiu 100 hectares na zona de Estarreja mas o comunicado da autarquia refere-se a 20 hectares, sendo um número que faz parte do comunicado de resposta ao do PS que se referia ao «silêncio» da autarquia.

Ainda esta quarta-feira se registou um reacendimento que no mesmo dia entrou fase de rescaldo na zona do Canedo de Além, Veiros.

Ao comunicado da concelhia socialista sob o título «Bioria destruído pelo fogo e a Câmara Municipal é como se não existisse», a autarquia refere que «os fogos registados na zona dos percursos do Bioria não tiveram impacto significativo na biodiversidade local, nem causaram prejuízos nas estruturas de apoio aos visitantes. Norberto Monteiro, coordenador do projecto Bioria, explica que "a época de nidificação já terminou e o número de espécies é, actualmente, muito reduzido, porque as espécies estivais que aqui se reproduziram já partiram para África”, adiantando que "dadas as circunstâncias foi um mal menor, porque se os fogos fossem na Primavera ou no Verão, teriam consequências gravíssimas”, nomeadamente para as espécies em vias de extinção como a Garça-vermelha».

O PS questiona sobre a actuação da Câmara e a autarquia responde que «o Vereador da Protecção Civil, Diamantino Sabina, acompanhou e actuou no teatro de operações, mobilizando o Serviço Municipal de Protecção Civil, o Gabinete Técnico Florestal e o Sector de Espaços Verdes, tendo a autarquia disponibilizado meios como a retroescavadora e cisterna para a criação de zonas de contenção, desobstrução de caminhos, corte de vegetação infestante e apoio ao rescaldo».

Refere-se ainda ao «estado de abandono das propriedades fomenta e alimenta estes fogos, beneficiados pela massa de ar quente que este Outubro invadiu Portugal».

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind