Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Eco Escolas recebem bandeiras
2011/10/07

Mais de cinco mil alunos de vários pontos de vários pontos do país festejaram esta sexta-feira, em Oliveira de Azeméis, o «Dia Bandeiras Verdes 2011», uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para receberem 1209 bandeiras às escolas que «mais se distinguiram, no último ano lectivo, no seu desempenho ambiental e na sensibilização da comunidade para a adopção de comportamentos sustentáveis».

Segundo o presidente da ABAE, José Archer, «ao fim de 15 anos conseguimos criar uma nova geração, mais consciente, mais participativa e com mais responsabilidade».

«O projecto mudou a escola ajudando a completar a formação dos jovens e tornando-os mais activos», disse José Archer, considerando «muito positivo» o balanço de 15 anos do programa da Foundation for Environmental Education.
Para o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro «é bom distinguirmos quem se destacou porque é uma forma de estimularmos os outros».

Hermínio Loureiro lembrou que «em Oliveira de Azeméis se trabalha em parceria com a comunidade escolar, as juntas de freguesias e a comunidade empresarial» e que «são vários os projectos ambientais em curso».

O município tem 16 bandeiras verdes e foi um dos concelhos distinguidos com mais galardões em 2011. O evento, apoiado pela autarquia, abriu com uma eco-mostra, constituída por actividades no âmbito da educação ambiental.

A organização premiou ainda as escolas com os melhores trabalhos nas actividades eco-escolas: Brigada Verde, Escola da Energia, Geração Depositrão e Poster Eco-Código.

A edição 2011 do Dia Bandeiras Verdes registou a inscrição de 1515 escolas, das quais 80% (1209) foram distinguidas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa.

Quinze anos após a sua implantação em Portugal, o Programa Eco-Escolas está hoje difundido em 77% dos municípios do país, envolvendo cerca de 25% das escolas públicas do ensino pré-escolar ao secundário, estabelecimentos privados e ensino superior.

No primeiro ano, em 1996, aderiram à iniciativa 124 escolas de 58 municípios tendo sido distinguidas 30 estabelecimentos de ensino.
A partir desse ano, o projecto tem registado a adesão crescente de escolas e municípios de todo o país revelando, segundo a organização, «o reconhecimento da administração local do impacto deste programa na mudança de comportamentos na comunidade».

O Programa Eco-Escolas iniciou-se em 1994 na Dinamarca, Alemanha, Grécia e Reino Unido reunindo hoje à sua volta cerca de 40 mil escolas de 55 países.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind