Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Poluição aumenta na 109
2011/10/05

O Bloco de Esquerda questionou a Comissão Europeia sobre a má qualidade do ar em Aveiro provocada pela introdução de portagens nas antigas SCUTs.

A euro deputada Marisa Matias questiona a Comissão Europeia sobre o aumento da poluição do ar na EN-109 por via do aumento do tráfego decorrente do desvio do tráfego das auto-estradas nas quais se paga portagens, para estradas nacionais e municipais.

Segundo a eurodeputada, «os valores dos poluentes PM10 e óxidos de azoto estão acima do permitido colocando em risco a saúde pública, nas localidades junto à EN109. Nalguns locais, nomeadamente numa zona comercial muito frequentada os valores de poluição aumentaram 300%. Os valores apurados ultrapassam os valores limite. Os valores são elevados numa área considerável de 500 metros de distância dessa estrada."

No texto enviado à CE lê-se que esta "decisão de portajamento tem como clara consequência a violação da legislação europeia no que respeita à qualidade do ar (…) o que fará a Comissão "para que a qualidade do ar nas localidades envolventes" à EN109 "estejam nos limites legais definidos pela própria União Europeia e transpostos para a legislação nacional".

Segundo as conclusões de um estudo da Universidade de Aveiro recentemente divulgadas, «o tráfego nessas estradas triplicou, provocando um aumento em média de 60% dos níveis de poluição.
Na pergunta escrita é ainda referido que o fim das SCUTs teve com como consequência "um enorme impacto nas finanças dos cidadãos que, sem alternativas viáveis, se deslocam diariamente para o seu local de trabalho assim como um sobrecusto na actividade das pequenas e médias empresas e no turismo".

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind