Terça-feira, 25 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Hermínio quer A32 quer «portagens competitivas»
2011/09/29

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, defendeu, esta semana, a cobrança de preços competitivos nas portagens da A32 Oliveira de Azeméis-Gaia, com 34 Km, que abre este sábado ao trânsito, como forma de «afirmar esta nova auto-estrada, caso contrário, vejo muitas dificuldades de afirmação desta nova acessibilidade». Segundo Hermínio Loureiro, «só assim será possível criar o hábito nos automobilistas de circularem nesta via».

A nova via é portajada e possui oito nós de ligação, dos quais dois na área geográfica de Oliveira de Azeméis (EN 224 e EN 227). A A32, que integra a AEDL - Auto-Estradas do Douro Litoral S.A, atravessa os concelhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia estando concessionada por 27 anos à Sociedade Douro Litoral.

A concessão Douro Litoral foi adjudicada em Dezembro de 2007 detendo 129 quilómetros de auto-estradas, dos quais 76,2 com portagem. Segundo o contrato de concessão, que engloba a A32, a A41 e a A43.

A A32 será um acesso rápido aos concelhos vizinhos de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vaila Nova de Gaia e Porto. Tem início a nordeste da cidade de Oliveira de Azeméis e termina no IP1, no concelho de Vila Nova de Gaia. É uma alternativa à A1 e à A29

Para Hermínio Loureiro a nova auto-estrada «é mais uma acessibilidade que vem aumentar a competitividade do concelho» ao posicionar estrategicamente as zonas industriais de Cesar, Fajões, Carregosa, Nogueira do Cravo e Pindelo no que se refere ao escoamento dos seus produtos. Toda a comunidade empresarial do nordeste do concelho sairá beneficiada ficando mais próxima de uma rede alargada de outras infra-estruturas rodoviárias e portuárias do país», explica o autarca de Oliveira de Azeméis.

Com a inauguração da nova via o município fica servido com três auto-estradas (A1, A29 e A32) e mais próximo da Junta Metropolitana do Porto. «A posição geográfica do concelho passa a ser de excelência face à actual rede viária», disse o autarca do PSD.

A nova auto-estrada possui dois nós de acesso, um nas zonas de Pinhão e Ossela, na EN 224 que liga Oliveira de Azeméis a Vale de Cambra e um segundo nó servindo as freguesias de Pindelo, Carregosa e Nogueira do Cravo.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind