Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Leitão da Bairrada Maravilha de Portugal
2011/09/13

O Leitão da Bairrada foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, na categoria de Carnes.

O anúncio foi feito durante um espectáculo realizado sábado à noite na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, transmitido em directo na RTP1, e que foi acompanhado pelo Vice-presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, e pelo Vereador João Clemente.

Jorge Almeida disse que “é um reconhecimento totalmente merecido. Cabe-nos agradecer o empenho de todas e todos que deram o seu voto para esta vitória do leitão.” A candidatura foi apoiada por câmaras, confrarias gastronómicas, associações, grupos de cidadãos que se «juntaram por uma causa e mostraram a importância da união e do trabalho conjunto».

A candidatura do Leitão da Bairrada teve como mandatário o músico José Cid, e como padrinhos António Sala (apresentador), Aurora Cunha (atleta), António Leitão (atleta), Toni (treinador de futebol), João Tomás e Paulo Adriano (futebolistas).

Entre Fevereiro e Março foi feito um apuramento global dos melhores pratos portugueses, uma lista com centenas de candidatos que contou com a colaboração do público e de todas as entidades interessadas.

Foram seleccionados 70 pré-finalistas em sete categorias, a que se seguiu a escolha das 21 candidatas finais por um painel de especialistas. A 7 de Maio abriram as votações ao público, que decorreram até 7 de Setembro. Segundo a organização, foram contabilizados 899.069 votos.

A Alheira de Mirandela, queijo da Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada e pastel de Belém foram os restantes vencedores.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind