Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018  Desportos   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Catarina Sousa nova Miss Sumol Cup - bodyboard
2011/09/01

Catarina Sousa venceu a grande final da etapa lusa do Circuito Europeu de Bodyboard, que terminou esta quarta-feira na praia da Costa Nova, em Ílhavo, é a nova Miss Sumol Cup, a primeira protuguesa a vencer este campeonto.

A bodyboarder de Carcavelos foi melhor do que a brasileira Karla Costa Taylor, detentora do título conquistado em 2010, e Rita Pires, campeã nacional em título, e Marta Fernandes, campeã europeia em 2009.

«Era um título que perseguia há sete anos… É um espectáculo, ainda nem estou a acreditar que ganhei. Esta é uma vitória para todas as portuguesas que há muito tentamos ganhar este campeonato», disse Catarina Sousa. «Isto é uma espécie de Sintra 2, pois estão cá praticamente todas as bodyboarders que disputam o Circuito Mundial. Como não ouvia as notas e a classificação, tentei manter a calma e focar-me apenas nas ondas».

Nas meias-finais o trio de portuguesas e a Miss Sumol Cup 2010 afastaram competidoras como a espanhola Eunate Aguirre, actual líder do ranking mundial, Ayaka Suzuki, que conseguiu a melhor onda do evento, com 8.75 pontos, a australiana Lilly Pollard, quarta classificada do ranking mundial, e ainda a brasileira Nicolle Calheiros.

Na final, Karla Costa Taylor partia como favorita, até porque defendia o título conquistado em 2010, e comprovou-o com a liderança ininterrupta até cinco minutos do fim. Foi, de facto, uma finalíssima muito bem disputada e competitiva, com a brasileira cedo a assumir o comando, enquanto Catarina Sousa, Marta Fernandes e Rita Pires iam alternando nas posições secundárias.

A meio da final (com 15 minutos disputados), Marta Fernandes era segunda (a precisar de uma onda de 5.51 pontos para chegar à liderança), Catarina Sousa terceira (5.17) e Rita Pires quarta (8.01)».
Porém, quando faltavam cerca de oito minutos, a actual campeã nacional Rita Pires, com uma onda de 6.93 pontos, subiu até ao segundo posto, mas mesmo em cima dos 25 minutos do tempo da final, Catarina Sousa surfou uma onda para a direita, em que efectuou um rolo brutal, que lhe valeu 6.73 pontos e a guindou à liderança que jamais largaria.

A carioca Karla Taylor ainda conseguiu uma onda de 6.77 pontos, mas não foi suficiente para alcançar a atleta de Carcavelos, que assim se sagrou Miss Sumol Cup, vencendo a etapa do Circuito Europeu de Bodyboard»

Na final, de 30 minutos, as atletas podiam surfar 15 ondas (contando as duas melhores), a classificação ficou assim ordenada: 1ª Catarina Sousa, 14.40 pontos; 2.ª Karla Costa Taylor, 13.60; 3.ª Rita Pires, 11.93; 4.ª Marta Fernandes, 11.33.

A brasileira Gabriela Gouveia foi eleita Miss Simpatia, prémio pela enorme animação que levou ao areal durante toda a prova, mantendo a «galera» bastante divertida todo o tempo.

Antes da entrega de prémios ainda houve uma sessão de tow-out, em que participaram meia dúzia de competidoras.

A 7.ª edição da Miss Sumol Cup, organizada pela Associação de Surf de Aveiro, voltou a bater o recorde de inscrições, com 44 atletas, de 10 nacionalidades.

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind