Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Mitos de Origem da Europa das Nacionalidades
2011/05/02

Cerca de 300 investigadores de todos os continentes participam no Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades – Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos, entre 9 e 11 de Maio, na Universidade de Aveiro.

Será um encontro para «discutir os mitos de nacionalidade europeus, e suas reinvenções modernas e pós-modernas a partir de diversas perspectivas das ciências sociais e humanas, das artes e da literatura».

Nas 55 mesas redondas, distribuídas em 8 sessões paralelas, entre os temas em discussão encontram-se as «representações do Milagre de Ourique nos livros escolares portugueses, a cultura nacional da Lituânia sob o impacto da cultura de massas ou a recriação do Sebastianismo no Brasil. São exemplos da «multiplicidade de origens e perspectivas teóricas dos participantes do Congresso».

Patrick Geary, Eduardo Lourenço e Zygmunt Bauman destacam-se entre outros, na comunidade científica internacional.

A Comissão Científica é presidida por Guilherme d'Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura e Presidente do Tribunal de Contas.

O Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades – Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos é uma realização conjunta da Universidade de Aveiro, através do seu Departamento de Línguas e Culturas, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), da Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes), e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).

Enviar por email  Imprimir
Andamos a brincar
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind