Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aprovada Área de Acolhimento Empresarial
2011/04/15

A candidatura da Câmara de Oliveira de Azeméis para a construção da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Ul-Loureiro, em Oliveira de Azeméis, foi aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

O investimento é financiado pelo QREN, ascendendo a 14,5 milhões de euros, dos quais 7,7 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projecto da AAE inclui a construção dos espaços, partilha de formação, informação e transferência de tecnologia, serviços de apoio às empresas e trabalhadores, agências bancárias, postos dos CTT, lojas comerciais, campos de jogos, percursos pedonais, parque infantil e estabelecimentos de restauração.

O plano de urbanização industrial envolve um edifício destinado a «serviços públicos e privados» onde são dadas informações sobre legislação, certificação e informação económico-financeira e de mercado.

Prevê-se ainda o apoio ao aconselhamento e suporte directo em matérias como o planeamento, marketing, design, desenvolvimento de produto, finanças, consultoria de gestão, contabilidade e tecnologias da informação e comunicação, intermediação em empréstimos e na área do capital de risco, garantias e subsídios) e organização de eventos (conferências, seminários, feiras, exposições e missões de negócios).

O edifício terá espaços destinados a auditório, salas de reuniões e de formação.

A AAE, a implantar em 44 hectares, «pretende ser uma plataforma de serviços inter-relacionados e de elevada intensidade tecnológica integrando serviços direccionados para a inovação, facilitada pela proximidade às entidades do sistema científico e tecnológico».

Pretende-se requalificar o tecido empresarial, promover a competitividade e apostar na inovação e na instalação de novas empresas.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, «a criação da Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro enquadra-se na estratégia do desenvolvimento económico do município que passa pela aposta na formação e na criação de espaços modernos e atractivos para os empresários. Queremos tornar o concelho ainda mais competitivo e mais exportador mas para isso precisamos de estar ao lado dos industriais, criando-lhes as melhores condições, e aproveitar o conhecimento e o saber das instituições e centros de investigação dos quais destaco a Universidade de Aveiro», afirma.

O projecto encolve ainda a incubação de empresas e o alojamento de unidades após a fase embrionária.

São apontadas como «condições geográficas privilegiadas» o facto de se situar no limite sul da Área Metropolitana do Porto e no limite norte do distrito de Aveiro, próxima dos eixos rodoviários norte-sul e Este-Oeste (A25, AE1, A29, linha ferroviária do Norte) de fácil acesso a todo o país e ao estrangeiro, permitindo a ligação à Europa, aos Portos de Aveiro e Leixões e ao aeroporto Sá Carneiro.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind