Sábado, 20 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Desapareceram 7400 camiões das estradas
2011/03/28

No primeiro ano de funcionamento da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, as composições que circularam pela via movimentaram perto de 200 mil toneladas, o que equivale a 7400 camiões retirados das estradas, segundo comunicado da Administração do Porto de Aveiro (APA).

Segundo a APA «88% da carga movimentada por ferrovia correspondeu a exportações pelo Porto de Aveiro, a ligação ferroviária permitiu baixar os custos logísticos de exportações e foi alargada a área de influência do porto.

Em média, três comboios por dia percorrem os 9 Km do Porto de Aveiro à plataforma multimodal de Cacia. Transportam, sobretudo, pasta de papel, aglomerado de madeira, cereais e cimento e os destinos são maioritariamente o norte de África, Cabo Verde (cimento) e o norte da Europa.

«São números que nos deixam bastante satisfeitos, estando aliás acima das expectativas iniciais» – afirma o Presidente do Porto de Aveiro, José Luís Cacho.

«A ligação ferroviária veio dar outras condições às empresas exportadoras, ajudando assim a economia nacional. Tratou-se de um investimento avultado, mas que já começa a dar os seus frutos, o que é um sinal bastante positivo e nos acalenta esperanças para o futuro», afirma José Luís Cacho que valoriza «alargamento do hinterland do Porto de Aveiro à importante região de Castela e Leão».

O presidente diz ainda que a ferrovia é um «investimento que vai ser significativamente potenciado quando ficar concluída a ampliação do molhe norte, obras cujo concurso público foi lançado no passado dia 11»., em Ílhavo, pelo Ministro das Obras Públicas, Prof. António Mendonça” – conclui o Presidente da APA.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind