Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
- Construção de nova unidade até Março de 2012
2011/03/22

As obras de construção do novo Hospital de Estarreja começarão «até ao final do 1º trimestre de 2012», segundo comunicado da Câmara que, citando o Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, refere que as obras terão início «a breve trecho» com um orçamento que rondará os 12 milhões de euros.

O prazo de execução é de 18 meses e terá uma capacidade entre 50 a 60 camas. O município cederá o terreno e a ARS – Administração Regional do Centro o projecto, «no prazo de 6 meses a partir da definição e disponibilidade do terreno”» segundo a deliberação da ARS, homologada pelo Secretário de Estado da Saúde.

Segundo o presidente da ARS, João Pedro Pimentel, «valorizaremos a cirurgia de ambulatório, os cuidados continuados, consulta externa e a fisiatria. Estas são as quatro grandes linhas mestras que presidiram ao programa funcional», disse.

INFO Câmara «UMA LONGA E DURA LUTA» Em 2007, os Municípios foram confrontados com a Saúde e a dificuldade gerou oportunidade. Com a assinatura do protocolo com o Governo que definia as compensações pelo encerramento das Urgências de Estarreja, entre assegurar as Extensões de Saúde e a relação Protecção Civil/INEM, e face à constatação que a unidade hospitalar estava instalada num edifício de 80 anos, degradado e desadequado, “aproveitamos para introduzir essa necessidade de remodelações físicas e funcionais que propiciassem uma alteração no nosso Hospital. Essa foi a chave que permitiu arrancar com o estudo das soluções técnicas”, lembrou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, no acto formal de homologação que decorreu nos Paços do Concelho, com a presença das várias entidades envolvidas no processo.
Outro passo “marcante e decisivo” para José Eduardo de Matos foi dado em 2009, com o aval dado pelo então Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, à construção de raiz, coincidindo com a posse do novo Presidente do Conselho de administração, Pedro Almeida, avançando-se para a elaboração do plano funcional.
O autarca classifica o plano de “muito bom, estruturalmente capaz e que permite ao HVS olhar para o futuro de outra forma, noutro contexto, para que venha a ser uma mais-valia no que toca a esta nova evolução dos cuidados hospitalares”, agora que vai entrar em funções, no dia 1 de Abril, o novo Centro Hospitalar do Baixo Vouga».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind