Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Universidade abre candidaturas para Medicina
2011/03/17

As candidaturas para o curso de Medicina na Universidade de Aveiro estão abertas entre 21 de Março e 1 de Abril e serão formalizadas exclusivamente online. O curso será ministrado a partir do próximo ano lectivo, pela Universidade de Aveiro, em consórcio com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade de Porto, com uma formação de quatro anos.

É dirigido a licenciados de qualquer área científica que demonstrem um elevado nível de aptidões científicas. A 1ª fase, correspondente ao 1º ano lectivo, contemplará o ensino não clínico, a 2ª fase abrangerá os 2º, 3º e 4º anos do curso e contemplará a formação clínica em hospitais e em centros de saúde.

Neste primeiro ano de funcionamento abrirá com 40 vagas para «candidatos portadores de formação e grau académico superior que demonstrem um elevado nível de aptidões científicas».

A selecção dos candidatos decorrerá em três fases: A primeira e sgunda são provas de aptidões cognitivas e científicas, saindo os 80 melhores candidatos. A terceira são entrevistas e ponderação da participação em actividades de voluntariado e da experiência profissional, resultando na escolha dos 40 futuros alunos.

«Formar clínicos que estejam à altura dos novos desafios colocados aos sistemas de saúde, nomeadamente o envelhecimento acentuado da população, a pluripatologia e a incapacidade, e que possam responder às actuais necessidades dos cidadãos é o principal objectivo deste curso de mestrado», segundo comunicado da UA.

Para além da prevenção, rastreio, diagnóstico precoce, diagnóstico, terapêutica e acompanhamento, este curso de medicina vai formar médicos com um nível de formação abrangente que lhes permita não evoluir para «uma das várias vertentes profissionais da área clínica (comunitária ou hospitalar), mas também enveredar por uma carreira de investigação, garantindo-se, assim, uma capacidade para reconhecer, avaliar e resolver novos problemas em saúde».

O programa irá ser apoiado na rede numa rede de parceiros de que fazem parte o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (englobando o Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, o Hospital Distrital de Águeda e o Hospital Visconde de Salreu, de Estarreja), o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga e o Centro Hospitalar de Tondela – Viseu (englobando o Hospital de São Teotónio, de Viseu e o Hospital Cândido de Figueiredo, de Tondela), o Hospital José Luciano de Castro, de Anadia, o Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar, o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, da Tocha, e agrupamentos de Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar da região de Entre Douro e Vouga.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind