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Ministro lança concurso de 35 milhões
2011/03/10

O lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro está marcado para esta sexta-feira, no Hotel de Ílhavo, com a participação do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.

As obras estão orçadas em 35 milhões de euros, sendo o investimento financiado através de fundos comunitários, do orçamento do Porto de Aveiro e de verbas do Estado.

“Trata-se da última grande obra que fecha um conjunto significativo de investimentos realizados nos últimos dez anos no Porto de Aveiro” – afirma o Presidente da APA, S.A.).

Esse conjunto de investimentos “compreendeu os novos terminais do porto, o fecho da via de cintura portuária e a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro” – acrescenta José Luís Cacho, considerando a obra a lançar sexta-feira “um projecto fundamental para a viabilização de todos os investimentos já realizados”.

Reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro para melhorar as condições de navegação na zona da barra. Esta nova configuração da barra deverá, assim, permitir o tráfego, em condições de segurança e, tanto quanto possível, sem limitações de maré ou meteorológicas, de navios de maior dimensão do que os actuais, ou seja, deverá permitir o tráfego de navios com um comprimento até 200 m e um calado de 10,5 m.

Segundo comunicado da administração portuária, «a solução definida a nível de Estudo Prévio e posteriormente desenvolvida no subsequente Projecto de Execução de base desta empreitada, inclui o prolongamento do molhe numa extensão de 200 m, segundo o alinhamento do troço final da obra existente e a definição de um novo canal de navegação, com uma ligeira rotação para sul relativamente ao actual alinhamento, com uma largura de rasto de 200m e uma cota de serviço de -12,50 m (ZH).

Envolve ainda
- a dragagem de um canal com as mesmas características do anterior na zona de aproximação, exteriormente aos molhes. Este canal, com um alinhamento de 060º/240º, será acrescido de faixas de segurança de 50 m para cada um dos lados, devendo ser dragado à cota -13,20 m (ZH) para garantir uma cota de serviço de -12,50 m (ZH);

- Assinalamento marítimo para o novo enfiamento de entradas e saídas de navios;

- Trabalhos complementares no corpo do molhe central e reconfigurações em retenções marginais ao longo do canal principal de navegação.

- Deposição dos dragados em zonas de praia submersa compreendidas entre o Molhe Sul e o 1.º esporão e, ainda, entre os 3º e 5º esporões da Costa Nova.

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