Domingo, 23 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA investiga diagnóstico do cancro do pulmão
2011/03/05

A investigadora Iola Duarte, a desenvolver trabalho no Laboratório Associado CICECO, Departamento de Química da UA, foi contemplada com a Bolsa Liga Portuguesa Contra o Cancro, no valor de 5 mil euros, destinada a apoiar o seu trabalho de investigação dedicado ao «Desenvolvimento de novos métodos auxiliares de diagnóstico e monitorização do cancro do pulmão com base nas assinaturas metabólicas detectadas por metabonómica».

Os resultados positivos deste trabalho, divulgados em publicações com elevado impacto, constituem, pois, e de acordo com os investigadores envolvidos «um forte estímulo à continuidade do projecto, agora focado na demonstração do interesse clínico da abordagem metabonómica no diagnóstico dos carcinomas pulmonares, bem como no acompanhamento da resposta à quimioterapia».

Este projecto é uma das fortes apostas do grupo da UA a trabalhar em Metabonómica por RMN na área da saúde, liderado por Ana Gil e Iola Duarte, a par de outras aplicações semelhantes na saúde pré-natal e do recém-nascido e distúrbios nutricionais. A abordagem metabonómica tem um enorme potencial como meio complementar de diagnóstico e mesmo de prognóstico, podendo vir a traduzir-se em novos métodos clínicos rápidos e não-invasivos.

Os resultados da investigação em causa já foram objecto de três publicações no Journal of Proteome Research [Volume 9 (1) de 2010, páginas 319–332, e Volume 10 de 2011, páginas 221–230] e no Journal of the European Society of Pathology Virchows Archiv [Volume 457 (6) de 2010, páginas 715–725].

Há três anos que o grupo de Metabonómica da UA, em colaboração com investigadores da Faculdade de Medicina e os Hospitais da Universidade de Coimbra, desenvolve trabalho pioneiro na caracterização metabólica do cancro do pulmão, através da análise de tecidos e fluidos biológicos por espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e outras técnicas analíticas.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind