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IT monitoriza infra-estruturas rodoviárias
2011/03/03

Encontra-se em desenvolvimento no Instituto de Telecomunicações, na Universidade de Aveiro, através de uma parceria com a empresa JustBit, uma «solução inteligente que monitoriza e analisa remotamente e em tempo real a integridade de infra-estruturas rodoviárias».

O projecto, coordenado pelo IT, fará a monitorização remota e análise da integridade de s pontes e túneis seleccionados, utilizando a «tecnologia de sensores de fibra óptica e através da colocação de vários sensores de deformação, aceleração e temperatura em pontos críticos dessas estruturas».

Segundo Rogério Nogueira, coordenador do projecto, «o sistema é desenhado à medida e é alimentado com energia solar, duas características importantes nos processos de monitorização remota de estruturas» e o dispositivo de interrogação dos sensores, «desenvolvido pela equipa de investigação, envia informação óptica para a estrutura através de fibra óptica».

O comunicado da Universidade acrescenta que «o sinal é reflectido localmente por cada um dos sensores, providenciando informação em tempo real de deformação, aceleração e temperatura na estrutura. Esta informação é de seguida enviada, através de uma rede de comunicações móveis, sem fios, para um servidor remoto. Desta forma, é possível analisar em tempo real a integridade da estrutura e disparar alarmes em situações de risco».

INFO
«Actualmente, a nossa sociedade está cada vez mais orientada para as novas tecnologias, exigindo mais e melhores produtos com capacidades “inteligentes”. Esses materiais e estruturas são uma das tecnologias chave do futuro, uma vez que conseguem transmitir informação sobre o meio envolvente a um dispositivo de observação ou monitorização.

A sua importância é realçada na avaliação do comportamento estrutural e conservação do património histórico, onde a análise estrutural se torna ainda mais complexa, tendo em conta a resistência, o envelhecimento dos materiais e os factores ambientais a que as estruturas estão expostas. A percepção da tensão nas estruturas de engenharia pode levar a uma melhor compreensão da sua durabilidade e falhas. Tal conhecimento pode ser importante em outras aplicações, como por exemplo, camadas externas inteligentes em aviões e veículos aeronáuticos».

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