Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Primeiro veículo 100 por cento électrico
2011/03/01

A Mitsubishi apresenta o primeiro veículo 100% eléctrico de produção em série em comercialização em Portugal esta terça-feira, em Aveiro e Ílhavo.
Às 10:30h junto ao edifício da Câmara de Ílhavo, seguindo-se um test-drive pelas ruas da cidade de Ílhavo.

A marca encontra-se em «colaboração com a rede de distribuidores a promover o contacto com o veículo Mitsubishi i-MiEV, dando a conhecer as suas características e potencialidades no domínio da mobilidade sustentável».

A Câmara aceitou o convite da CORVAUTO – Comercio e Reparações de Veículos Auto, S.A., associando-se a «esta iniciativa de promoção da mobilidade urbana sustentável, participando no test-drive com o veículo.

Em Aveiro, pelas 11:45h, no posto MOBI-E instalado no Rossio assiste-se à chegada da viatura Mitsubishi i-MIEV que será conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia. O Vice-Presidente da Autarquia, Carlos Silva Santos, também integrará este percurso urbano.

Esta acção também promovida pela Corvauto com o apoio do Município de Aveiro para apresentar a viatura «e destacar a importância da mobilidade urbana eléctrica, premissa integrada no Projecto MOBI.E do qual a Autarquia faz parte». O Presidente irá fazer o trajecto desde os Paços do Concelho até ao Rossio, posto de abastecimento eléctrico.

Aveiro integra na Rede Piloto da MOBI.E que pretende dotar as cidades de equipamentos de carregamento de veículos eléctricos e que está a iniciar a instalação».

INFO
A Câmara de Aveiro aderiu, a 21 de Setembro de 2009, ao Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal que «deseja adoptar uma liderança europeia na introdução e utilização de veículos sem emissões nas cidades. Juntamente com mais 24 Municípios e a empresa INTELI – Inteligência em Inovação, a Autarquia Aveirense ao integrar o Consórcio da Rede Piloto de Mobilidade Eléctrica, assumiu esta opção como um dos melhores e mais inovadores instrumentos para a concretização da redução de emissões de CO2.

O Modelo MOBI.E que será implementado em Aveiro será desenvolvido com base nos seguintes princípios orientadores: enfoque no utilizador, centrando-se em torno das suas necessidades; universalidade e equidade no acesso, bem como condições técnicas de interoperabilidade entre diferentes marcas e sistemas de carregamento; promoção da livre concorrência, atraindo a entrada de diferentes empresas no mercado; e estímulo à produção de energia descentralizada, em especial a partir de fontes de energia renováveis, e à articulação com a gestão do sistema eléctrico, antecipando a integração das redes inteligentes.

Neste âmbito, o papel das autarquias assume um carácter fundamental, uma vez que as cidades, para além de concentrarem grande parte da população nacional e serem responsáveis por cerca de metade das emissões de gases com efeito de estufa, constituem-se como centros de inovação, conhecimento e criatividade.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind