Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Águeda apresenta candidatura a Zona RAMSAR
2011/02/15

A Câmara de Águeda quer incluir a Pateira na rede internacional de Zonas Húmidas conhecida como Convenção de Ramsar e preparou uma candidatura que aguarda o parecer dos municípios de Oliveira do Bairro e Aveiro, uma iniciativa inserida no Dia Internacional das Zonas Húmidas (assinalado a 2 de Fevereiro).

«Pensamos na pateira como um todo e, como tal, numa perspectiva intermunicipal. Não faria sentido avançar para uma candidatura isolada e que não envolvesse a delimitação de áreas e valores naturais que ocorrem também nos Municípios vizinhos», segundo o presidente da Câmara, Gil Nadais.

A candidatura tem por objectivo uma «maior valorização, conservação e uso correcto desta zona húmida, bem como uma gestão eficiente dos seus valores naturais e conservacionistas e alcançar mais facilmente projectos de cooperação nacional e internacional que visem o desenvolvimento sustentável de toda a área».

A importância dos ecossistemas e valores naturais que ocorrem naquela que é a maior lagoa natural da Península Ibérica, justificam que, desde de 2006, o Município de Águeda esteja activamente empenhado na requalificação e valorização ambiental e paisagística da Pateira, de onde a remoção dos jacintos-de-água é a actividade mais emblemática.

Segundo a Câmara, o dossier está a ser ultimado. O município fez o levantamento o ano passado da área que poderá ser candidatada à Convenção, no Ano Internacional da Biodiversidade).

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind