Domingo, 18 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Central de compras para «conter as despesas»
2011/02/14

A Câmara de Aveiro criou uma central de compras através de um agrupamento de entidades denominado Grupo Municipal de Aveiro para «conter as suas despesas» considerando que um «modelo de gestão global e sincronizado de compras acarreta indubitáveis vantagens susceptíveis de padronizar critérios de adjudicação, reduzir preços dos bens e partilhar conhecimentos técnicos específicos na área da contratação».

Trata-se de levar a cabo de forma articulada os procedimentos de contratação e os respectivos contratos em diversas áreas, tais como, combustíveis rodoviários, cópia e impressão, energia e gás, equipamento informático, higiene e limpeza, mobiliário de escritório, plataforma electrónica de contratação, refeições confeccionadas, seguros, serviços móveis e fixos e comunicações terrestre, vigilância e segurança».

A autarquia espera «obter alguns ganhos ao nível das despesas de todas as entidades envolvidas» através de uma decisão teve em conta «os benefícios das compras conjuntas, desde os financeiros que proporciona, um maior poder de compra devido à maior procura, passando pelos administrativos traduzidos numa maior eficácia e menor gasto face as aquisições individuais, até à minimização de tarefas e prazos e culminando na possibilidade de se potenciar o mercado na oferta de produtos mais amigos do ambiente e de soluções inovadoras».

O Município de Aveiro é o representante do agrupamento e «responsável pela condução de todos os procedimentos de formação de contratos a celebrar» mas a «escolha de cada procedimento e de cada uma das decisões de qualificação dos candidatos e cada uma das decisões de adjudicação devem ser tomadas conjuntamente pelos órgãos competentes de todas as entidades do agrupamento que estão incluídas no Grupo Municipal de Aveiro.

Segundo comunicado da Câmara, trata-se de «uma das medidas do projecto de saneamento financeiro do Municipío de Aveiro».

O Município de Aveiro criou a central de compras em conjunto com os Serviços Municipalizados de Aveiro, a EMA – Estádio Municipal de Aveiro, E.M., a MoveAveiro, E. EM, e a TEMA – Teatro Municipal de Aveiro.

O agrupamento de entidades denominado por «Grupo Municipal de Aveiro irá levar a cabo «de forma articulada os procedimentos de contratação e os respectivos contratos em diversas áreas, tais como, combustíveis rodoviários, cópia e impressão, energia e gás, equipamento informático, higiene e limpeza, mobiliário de escritório, plataforma electrónica de contratação, refeições confeccionadas, seguros, serviços móveis e fixos e comunicações terrestre, vigilância e segurança».

O protocolo de constituição do Grupo Municipal de Aveiro aprovado por unanimidade em reunião de Câmara será ainda votado na Assembleia Municipal de Aveiro.

Ao Grupo Municipal «poderão ser integrados novos parceiros que tenham ligação substancial ao Município de Aveiro e o protocolo manter-se-á em vigor até ao final do corrente mandato.

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind