2011/02/04 Os programas curriculares do 10º, 11º, e 12º anos do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste estão a ser desenvolvidos por uma equipa da Universidade de Aveiro, coordenada pela docente do Departamento de Educação e antiga Vice-Reitora da UA, Isabel Martins. A equipa reúne maioritariamente professores do ensino secundário e superior e envolve docentes de nove Departamentos da UA. Faz o plano curricular do Ensino Secundário Geral, a construção dos programas das disciplinas, os manuais escolares para alunos e guias didácticos para professores.
O plano curricular do ensino secundário timorense oferecerá duas vias alternativas de estudo: uma em Ciências e Tecnologias; outra, em Ciências Sociais e Humanidades dando competências ao nível das ciências, tecnologias e matemática, ciências sociais e humanidades, de comunicação em línguas e ainda de competências digitais, sociais e cívicas.
A componente geral, comum a todos os alunos, é constituída por quatro disciplinas: Português, Inglês, Tecnologias Multimédia, e Cidadania e Desenvolvimento Social. As componentes específicas integram, cada uma delas, cinco disciplinas; a saber: Física, Química, Biologia, Geologia e Matemática para via das Ciências e Tecnologias; Geografia, História, Sociologia, Temas de Literatura e Cultura, e Economia e Métodos Quantitativos para a via das Ciências Sociais e Humanidades.
Caberá ao Ministério da Educação de Timor Leste, em articulação com a equipa portuguesa, a concepção de programas, manuais escolares e guias para os professores das disciplinas de Tétum, Educação Física e Desporto, Religião e Moral e de uma língua estrangeira opcional.
O material será entregue até finais de Março e o programa de todas as disciplinas do novo currículo do 10º ano, os manuais e guias didácticos estarão prontos a tempo do arranque do próximo ano lectivo, a iniciar em Janeiro de 2012. Até 2014, serão implementados os currículos do 11º e do 12º anos.
«Uma formação secundária adequada à realidade timorense mas com qualidade internacional que garanta o acesso a qualquer universidade», é a principal preocupação da equipa que está a conduzir toda a reestruturação do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste; uma acção financiada pelo Fundo de Apoio à Língua Portuguesa (IPAD) e pela Fundação Gulbenkian.
|