Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Novo edifício para Animação e Artístico-Científica
2011/02/01

Foi aberto o concurso público para a construção em Aveiro do Edifício e Equipamento de Animação e Formação Artístico-Científica orçado em 546.829,28 euros, a financiar pelo QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, segundo comunicado difundido pela Câmara esta terça-feira. Desta verba, 80 por cento será suportado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A obra deverá estar concluída até Maio de 2012.

Trata-se de um edifício de apoio à dinamização activa da parte Norte do Parque da Sustentabilidade aparecendo como «uma solução que resolverá um conjunto diversificado de problemas».

Terá uma ligação física e funcional à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, será integrado no espaço construído existente, procurando valorizar a Igreja dos Santos Mártires.

Tem como premissas bases a criação de uma praça pública junto à nova entrada do Centro de Ciência Viva e promover a ligação directa entre este equipamento e o Centro Ciência Viva através de uma “cobertura”, onde se encontrará a bilheteira do Centro Ciência Viva.

Integrará ainda a futura nova sede e instalações de apoio do Clube de Ténis de Aveiro, abrindo espaço para o “Parque dos Amores”, e criar instalações sanitárias de apoio a toda a área do parque.

Segundo a Cãmara, «este edifício será portanto um “espaço – modelo” de observação, análise e reflexão para as questões da paisagem e do registo gráfico da cidade, inerente ao princípio que rege a instituição do Parque da Sustentabilidade na cidade de Aveiro.


Este equipamento irá «dinamizar o cruzamento de públicos heterogéneos promovendo a cidadania e transmitindo uma maior consciencialização do seu habitat e dos recursos “singulares” a valorizar». Por exemplo, através de Aulas do Risco, «pretende-se através do desenho disciplinar-se o olhar e registar-se a memória visual individual tomando-se uma consciência próxima da nossa realidade».

O Jardim da Ciência consistirá num um espaço plurifuncional que irá, igualmente, receber várias actividades, como sejam, teatro para comunicar ciência, Cafés de ciência e Festa de aniversário com ciência. O Edifício e Equipamento de Animação e Formação Artístico-Científica (EEAFAC) «proporcionará as condições necessárias para a realização destas actividades que irão permitir manter este espaço permanentemente activo contribuindo para uma maior integração entre o centro de ciência com o parque».

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind