Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Merganso-grande observada em Estarreja
2011/01/28

A fêmea de Merganso-grande foi observada pela primeira vez a área do BioRia, este mês, por Júlio Neto, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Energéticos – Universidade do Porto e responsável pela Estação de Esforço Constante de Salreu.

Depois de duas observações desta espécie em Portugal, e o inverno particularmente frio no norte e centro da Europa, onde grande parte dos lagos congelaram, «parece estar associado ao aparecimento deste indivíduo, bem como de outros observados quase em simultâneo noutras zonas húmidas portuguesas», segundo comunicado da Câmara.

Ao longo dos últimos anos, este investigador tem contribuído com várias observações de raridades detectadas no concelho de Estarreja, especialmente em Salreu, destacando-se várias espécies já homologadas pelo Comité Português de Raridades, como foi o caso de um Pelicano-branco observado em 2007, Felosa-aquática, em 1999 e 2001, Felosa-agrícola, em 1998, e Escrevedeira-pigmeia, em 1997.

A Felosa-aquática, que é o passeriforme mais ameaçado da Europa continental, está a ser alvo de um estudo organizado por Júlio Neto que já resultou em registos adicionais (4 em 2010 e 6 em 2011), sendo de ocorrência regular em Salreu.

A ocorrência já está relatada no campo de raridades do site Aves de Portugal, assumindo desta forma o registo da raridade. Este é um dos sites mais visitados ao nível mundial no que diz respeito a aves, estando neste momento em 21º lugar (http://www.birdingtop500.com/).

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind