2011/01/26 A Polícia Judiciária deteve um homem, por fortes indícios da prática de um crime de receptação, «quando pretendia vender, ao desbarato, uma parte importante do espólio do General João de Almeida, ilustre militar de finais do século XIX e princípios do século XX, constituído por documentos e artigos furtados de uma residência na zona de Águeda».
O suspeito, de nacionalidade portuguesa e 38 anos de idade, foi detido em flagrante delitdo em Lisboa.
A PJ recuperou parte significativa dos objectos que haviam sido vendidos por um reduzido montante monetário, recentemente, pelo mesmo indivíduo a um comerciante de velharias em Lisboa.
O espólio é constituído por diversa documentação referente à vida e obra do militar, designadamente manuscritos, fotografias, correspondência, quadros (a carvão, tinta da china e aguarela) e publicações da época, tudo com importante valor científico, artístico e histórico.
O detido possui antecedentes criminais por tráfico e consumo de estupefaciente e furto em estabelecimentos comerciais. |