Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
A pedalar e a produzir energia eléctrica
2011/01/24

Três docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) desenvolveram uma aplicação que permite representar geograficamente, na Web, em tempo real, a evolução da distância percorrida pelos «ciclistas» participantes na «volta ao mundo em 26 dias», uma viagem virtual que decorre até esta terça-feira, no âmbito do World Bike Tour de São Paulo, visando a produção de energia eléctrica através de bicicletas fixas instaladas no parque Ibirapuera, no centro de São Paulo.

Ver mais informações sobre o evento aqui

O know-how da ESTGA nas áreas da Web e dos Sistemas de Informação Geográfica, consolidados no âmbito da Licenciatura em Tecnologias da Informação, levou os organizadores da «Volta ao mundo em 26 dias» a desafiar esta Escola Superior da UA a desenvolver uma aplicação que permitisse acompanhar em tempo real todos os quilómetros percorridos pelos participantes nesta viagem virtual.

«Os docentes envolvidos na preparação e desenvolvimento da aplicação são Gonçalo Paiva Dias, Luís Jorge Gonçalves e Daniel Magueta.

Segundo Gonçalo Paiva Dias, «esta aplicação permite representar geograficamente, na Web, em tempo real, a evolução da distância percorrida pelos ciclistas desta volta».

As pedaladas podem ser acompanhadas a todo o instante, permitindo saber onde, geograficamente, os participantes se encontram, quais os quilómetros já percorridos ou os que ainda faltam para chegar ao destino: São Paulo.

No Brasil para acompanhar a chegada dos ciclistas, Gonçalo Paiva Dias adianta ainda que «adicionalmente, uma versão modificada da aplicação permite projectar, in loco, a evolução do percurso da volta ao mundo».

A viagem virtual à volta do Mundo começou a 31 de Dezembro de 2010 e termina esta terça-feira, 25 de Janeiro, de 82.000 km ‘percorridos’ pelos ciclistas. Corresponde a uma volta ao mundo, com início e fim na cidade de São Paulo, passando por todos os continentes e, entre outras, nas cidades de Aveiro e Águeda.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind