Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Encontro defende mais cooperação na CPLP
2010/12/13

Os objectivos principais do III Encontro de Portos da CPLP, realizado nos dias 2 e 3 de Dezembro, em Luanda, foram o aprofundamento das «relações de trabalho e de cooperação, incrementar as relações comerciais entre os portos e contribuir para melhorar as relações de transporte e comerciais entre o conjunto de países de língua portuguesa».

Participaram os principais portos portugueses e responsáveis dos portos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Para o Presidente da Administração do Porto de Aveiro, S.A., actualmente também Presidente da Associação de Portos de Portugal (APP), José Luís Cacho, «a CPLP tem uma marca específica, muito vincada, relacionada com os intercâmbios culturais, também no que concerne à educação. São conquistas muito positivas, mas interessa ir mais além, por exemplo na economia. O objectivo primacial do III Encontro de Portos da CPLP teve a ver com a vertente económica. O aumento das relações comerciais entre os portos da CPLP é, para nós, fundamental”, afirmou.

“A cultura e a educação precisam de uma base sólida da parte da economia. O incremento das trocas comerciais entre os portos da CPLP é possível e desejável, para o bem-estar de todos os países envolvidos.

Para Luís Cacho “urge consolidar a vertente económica na CPLP. Sabemos que tal não se consegue apenas através da participação das administrações portuárias. Mas temos consciência de que o contributo delas é muito importante na alavancagem das relações comerciais entre os diversos países que integram a CPLP”.

O encontro ficou marcado pela apresentação de um estudo de mercado dos Países e dos Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), estudo de especial relevância que pode ser consultado aqui

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind