Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aprovado 28,5 milhões de euros para a Universidade
2010/12/03

A Universidade de Aveiro vai investir perto de 28,5 milhões de euros nas unidades científico-tecnológicas, um valor comparticipado em 70 por cento pelo FEDER, cerca de 19,9 milhões de euros, no âmbito do Programa Mais Centro. A atribuição do financiamento foi formalizada esta sexta-feira, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra.

Segundo comunicado da Universidade, o investimento é para aquelas unidades científico-tecnológicas sere «mais competitivas ao nível das dinâmicas de investigação nacionais e internacionais» e constitui uma «aposta no aumento e na melhoria das capacidades e competências da investigação desenvolvida na UA».

O investimento foi aprovado no âmbito do Concurso do Sistema de Apoio a Infra-estruturas Científicas e Tecnológicas, do Eixo Prioritário I – Competitividade, Inovação e Conhecimento.

As oito candidaturas recebem um apoio que possibilita a «continuação e evolução enquanto unidades de excelência e o seu posicionamento favorável, quer em áreas já consolidadas quer em áreas emergentes de grande relevância, nomeadamente Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE), Energia, Materiais, Mar e Agro-industrial».

INFO UA
A qualidade desta investigação tem sido repetidamente evidenciada e reconhecida, designadamente no âmbito de processos de avaliação externa e internacional, e permite hoje a clara afirmação da instituição no plano nacional e internacional num conjunto alargado de áreas científicas.
O projecto de desenvolvimento da Universidade de Aveiro contempla três iniciativas estratégicas, bem como alguns objectivos considerados pertinentes
para as quais as presentes candidaturas são contributos decisivos para a sua corporização.

Para além do desenvolvimento e consolidação da universidade, através do aumento da produção e qualidade de investigação, este financiamento contribuirá para a afirmação como centro de excelência internacional nos domínios referidos, potenciando o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior e investigação de referência a nível internacional e da promoção de joint appointments entre Universidade e empresas.

Será ainda possível apostar no reforço da intervenção em parcerias com a sociedade, através do aumento do impacto em termos de aplicação dos saberes; da promoção de actividades culturais e de divulgação da ciência junto do público; da promoção da responsabilidade social, nomeadamente ao nível da utilização eficiente de recursos naturais, físicos e humanos; e da dinamização de uma plataforma de cooperação para afirmação da região em áreas das suas competências.

Enviar por email  Imprimir
Andamos a brincar
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind