Terça-feira, 20 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA sobe 60 lugares no ranking do SCImago
2010/11/26

A UA está em 551º entre os 2883 universidades e outras Instituições de investigação analisados no ranking que avalia a qualidade da sua investigação científica divulgado pelo SCImago, o centro de investigação dedicado à avaliação científica que reúne universidades de todo o mundo, subindo 60 lugares na lista das instituições com mais artigos publicados entre 2004 e 2008.

A nível nacional, das onze universidades portuguesas que constam no estudo, «só três apresentaram resultados crescentes, tendo sido a UA a que mais se destacou». Neste período publicou 4763 artigos, mais 1079 do que no período analisado anteriormente (2003 e 2007).

Para o Vice-Reitor José Mendes, é «reflexo por um lado do crescimento da universidade e por outro da qualidade dos seus docentes e investigadores. A aposta em áreas específicas de conhecimento e o facto de tentar atrair os melhores investigadores tem como consequência natural este efeito. É natural que pessoas de grande prestígio se sintam atraídas e concorram e desenvolvam aqui investigação de qualidade que depois é publicada nas melhores revistas científicas e consequentemente bastante citada».


INFO
Este ranking contempla as instituições que em 2008 publicaram pelo menos 100 artigos nas revistas consideradas pela Scopus (http://www.scopus.com/), uma base de dados referencial de literatura científica publicada entre 1823 e 2008, com ampla cobertura geográfica, e que inclui as referências bibliográficas, os resumos e dados de citação de mais de 15 mil títulos de revistas com «peer-review», de cerca de 4 mil editoras.

Foram analisadas 2833 instituições que são, em conjunto e de acordo com a base de dados da Scopus, responsáveis por 80.55% da produção científica a nível mundial durante o período de 2004 e 2008. Para além do ranking global, a SIR World Reports inclui quatro rankings adicionais, cada um abrangendo uma área científica de excelência: Ciências da Saúde, Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências Sociais & Humanidades.

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind