Terça-feira, 18 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Detectados problemas respiratórios em Aveiro
2010/11/12

Das cerca de 350 pessoas que realizaram esta quinta-feira uma Espirometria na unidade móvel de saúde e aconselhamento sobre doenças respiratórias da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, 24 apresentaram problemas respiratórios de origem obstrutiva e 8 de origem restritiva, tendo sido reencaminhados para os respectivos médicos de família. Os restantes 296 registaram valores normais.

A principal doença respiratórias é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e a Espirometria (exame do sopro), é um teste que mede o fluxo de ar nos pulmões, prevenindo doenças respiratórias. A DPOC é uma doença «devastadora que progressivamente retira aos doentes a capacidade de respirar».

O teste «permite ajudar a detectar a doença e permite actuar e tratar antes da sua progressão». Detectada a doença são aplicadas «medidas tendentes a contrariar a evolução da doença para estádios de maior gravidade. Para além disso perspectiva, a longo prazo, menor consumo de medicamentos e menor procura de cuidados de saúde, primários e diferenciados», segundo Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

INFO
«No mundo estima-se que existam cerca de 600 milhões de pessoas com DPOC. Todos os anos, aproximadamente 2,75 milhões de mortes em todo o mundo são atribuídas à DPOC. É a 5ª causa de morte a nível mundial. Calcula-se que em 2020 seja a 3ª causa de morte a nível mundial – logo após as doenças de coração e os acidentes vasculares cerebrais. A doença atinge mais os homens do que as mulheres devido ao maior número de homens que fumam. Com o aumento do número de fumadoras, espera-se no futuro que esta diferença se reduza. A DPOC é uma doença broncopulmonar muito comum que resulta de uma obstrução das vias aéreas. Provoca dificuldade em respirar, tosse e um aumento significativo da expectoração».

Sobre a SPP «A Sociedade Portuguesa de Pneumologia é uma associação científica agrupando pessoas singulares e colectivas que se interessem pelos problemas relacionados com o aparelho respiratório e/ou contribuam para o seu estudo e resolução. A promoção e protecção da saúde respiratória dos portugueses, a educação e a formação dos diversos profissionais desta área, através do estímulo ao estudo e da divulgação de todos os assuntos relacionados com a patologia respiratória, são os principais objectivos da SPP

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind