Terça-feira, 25 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Águeda identifica 10 objectivos para o futuro
2010/11/06

O Fórum Participativo da Agenda 21 Local, marcado para 17 de Novembro, às 18:00h, na Escola Secundária Marques de Castilho, pretende «identificar os dez objectivos que o Concelho de Águeda irá adoptar para ser mais sustentável económica, social e ambientalmente», numa sessão aberta a todos.

O Fórum Águeda 21, é promovido no âmbito da Agenda 21 local de Águeda, um processo no qual a Câmara, cidadãos e organizações dos vários sectores de actividade elaboram «estratégias locais de desenvolvimento sustentável».

Recentemente o concelho de Águeda foi submetido a uma análise em «dez temas fulcrais para o desenvolvimento sustentável local» e da identificação de quase 90 indicadores de sustentabilidade e do levantamento das políticas, acções e projectos em curso no Município
resultou o ‘Estado da Sustentabilidade de Águeda 2010’.
No Forum será «possível conhecer o grau de cumprimento de cada um dos dez temas analisados em Águeda, os pontos fortes e as potencialidades locais, de forma a responder à pergunta “em que ponto está Águeda actualmente?». Após esta apresentação, «seguir-se-á uma fase de reflexão individual e colectiva dos objectivos que Águeda e os Aguedenses querem assumir nos próximos tempos» um trabalho que permitirá responder à pergunta: «para onde Águeda e os Aguedenses pretendem ir?».

«Com um resultado médio global de 6 valores (numa escala de 1 a 10), Águeda passou o teste, no entanto há um elevado potencial de mudança e de melhoria ao nível de temas como a gestão local, as práticas de consumo, as questões de mobilidade, a equidade e justiça social, entre outros, segundo comunicado da autarquia.

A sessão será presidida pelo Presidente da Câmara, Gil Nadais, terá início com a apresentação do Estado de Sustentabilidade de Águeda 2010, elaborado pela Equipa da Universidade Católica Portuguesa.

INFO Câmara
«Agenda 21 Local de Águeda - A Agenda 21 Local de Águeda – Águeda 21 é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, e apoiada tecnicamente pela Universidade Católica Portuguesa - Escola Superior de Biotecnologia, que “pretende tornar Águeda um exemplo a nível ambiental, social e económico, construindo um Município mais justo, com uma melhor qualidade de vida para todos e que assume as suas responsabilidades pelo ambiente global”.

O projecto é co-financiado pelo QREN, Programa Mais Centro da União Europeia e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind