Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Engenharia contra a crise
2010/11/06

A chave para a revitalização da economia nacional assenta na «qualificação, especialização, diferenciação e inovação, a marca Portugal tem de se impor mas «a actividade económica deve inserir-se plenamente na globalização» e as soluções que potenciem a «mão-de-obra barata, a energia baseada nos combustíveis fósseis e o facilitismo» no sistema de ensino devem ser «banidos da sociedade», segundo as conclusões apresentadas pelo Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Victor Gonçalves de Brito, no encerramento do XVIII Congresso da Ordem dos Engenheiros, que se realizou quinta e sexta-feira em Aveiro.

Disse ainda que a recuperação económica será «lenta e exige soluções diferentes das adoptadas em crises precedentes» e desafiou os congressistas a encararem-na como «uma oportunidade para corrigir erros e possibilitando novas formas de entendimento entre os agentes económicos».

Os engenheiros têm «soluções e estão à altura dos desafios que a sociedade portuguesa tem de enfrentar».

Lembrou ainda que a pulverização de PME industriais, «tem de ter reflexos nos conteúdos programáticos dos cursos superiores de Engenharia e as alterações no ensino superior e a massificação não devem induzir a adulteração de padrões de qualificação profissional».

É preciso, disse, uma sólida formação de base na preparação académica do Engenheiro e uma formação especializada e complementar nos domínios do empreendedorismo, economia e gestão, comunicação, língua e culturas estrangeiras».

A classe quer exigir dos poderes púbicos a «audição e envolvimento no que à profissão e aos profissionais diz respeito, nomeadamente em matérias de regulamentação profissional, fixação de qualificações e acesso a sectores de actividade de confiança pública”, afirmando que a Engenharia e os Engenheiros têm um papel fulcral no novo paradigma do desenvolvimento económico e na garantia da sua sustentabilidade». foto-wordpress.com

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind